Murtosa: Encontrada antiga estátua da Varina durante obras de novo arruamento

5520
Antiga estátua da Varina, Murtosa.
Comercio 780

As obras de construção do novo arruamento de interligação da Rua dos Precursores à Rua da Regueirinha “permitiram desvendar um mistério murtoseiro com mais de 70 anos”, anunciou hoje a Câmara local.

Apareceu a antiga estátua da Varina que, durante cerca de uma década, celebrou a emancipação da Murtosa na Praça de Pardelhas (em 1951, aquando das comemorações dos 25 anos da criação do concelho foi substituída pelo atual Monumento ao Almirante Jaime Afreixo).

Segundo a edilidade relata em comunicado, uma recente intervenção de demolição e escavação na área dos antigos armazéns municipais, no âmbito da empreitada de construção do novo arruamento, “trouxe, finamente, à luz do dia a mítica Varina”.

A estátua desapareceu dos olhares públicos, por decisão da Câmara de então, especulando-se com possibilidades “que iam da sua completa destruição à possibilidade desta ter sido enterrada na área que viria a ser ocupada pelos armazéns municipais”.

Diversas tentativas de resgatar o elemento escultório, nas décadas de 80 e de 90, com recurso a escavações, não tinham alcançado sucesso.

Feita de ‘pedra de ançã’, a peça encontrava-se bastante danificada e “revelando sinais de mutilação deliberada”.

A Câmara revela que efetuou a retirada da estátua para proceder à sua limpeza e proteção, “no sentido de avaliar qual o destino a dar futuramente à descoberta.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.