Mulher condenada a seis anos de cadeia por assaltar residências em Ílhavo

1567
Tribunal de Aveiro.
Comercio 780

Uma mulher de 34 anos, trabalhadora na construção civil, foi condenada hoje no Tribunal de Aveiro a seis anos de prisão, em cúmulo jurídico, por assaltos a residências em Ílhavo.

No julgamento, a arguida confessou a autoria de cinco de sete furtos residências que lhe estavam imputados (dois dos quais na forma tentada).

Versão que o coletivo de juízes não acolheu, dando como provados todos os crimes da acusação, embora alterando a qualificação jurídica dos furtos tentados, de qualificados para a forma simples.

“Foram muitos os furtos, por muito má que esteja a nossa vida. Devia pedir ajuda, não é entrar em casa de pessoas e levar coisas que têm guardado, muitas vezes, sobretudo, são bens com valor sentimental. Além de que coloca em causa a segurança dessas pessoas”, comentou a juíza presidente após a leitura do acórdão.

Os assaltos em causa ocorreram na freguesia da Gafanha do Carmo entre julho e outubro de 2019, tendo os proprietários declarado a perda de bens avaliados em mais de 10 mil euros.

A mulher furtou jóias, que depois vendia ao desbarato em ‘lojas de ouro’, mas também relógios e algum dinheiro.

Num dos assaltos, a larápia ainda chegou a ser surpreendida dentro de casa pelo morador, mas conseguiu escapar com artigos de valor.

Segundo contou ao tribunal, na altura encontrava-se “a viver na rua” depois de ser despejada da casa onde morava e de ficar sem a guarda de uma filha de cinco anos, que foi institucionalizada.

A arguida tem antecedentes por condução sem carta (cinco processos), o que a levou já a cumprir tempo de cadeia por não ter cumprido condições de supensão da pena.

Artigo relacionado

Mulher confessa cinco de sete furtos a casas de onde levou ouro e artigos de valor

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.