Mobilidade e transportes: Ciclaveiro faz balanço da gestão do município de Aveiro

854
Via ciclável, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Aveiro divulgou recentemente um documento sobre os 10 anos de gestão da sua política de mobilidade e transportes. Nesta efeméride, o executivo municipal apresenta os principais eixos da sua estratégia e os objetivos, no que diz respeito às metas para a sustentabilidade ambiental e qualidade de vida das populações, à sua política de transportes públicos, à promoção da mobilidade suave e infraestruturas cicláveis, a aposta na mobilidade elétrica e qualificação do eixo viário estruturante da cidade.

Artigo relacionado

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro “Mobilidade e Transportes”

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Ciclaveiro analisou a informação divulgada e considera que a estratégia do executivo municipal é ineficaz, desconectada da realidade e muito aquém do potencial do território e das metas de redução de emissões, não evidenciando qualquer propósito de combater a excessiva dependência do automóvel privado nas deslocações urbanas.

É uma década de políticas e abordagens anacrónicas e feitas em contraciclo com as opções tomadas noutras cidades europeias (como por ex. Paris, Barcelona, Sevilha, Viena), que ambicionam uma neutralidade carbónica em 2050, com impacto profundo na organização da cidade, nos níveis de poluição do ar e sonora, na insegurança rodoviária e no bem estar e saúde dos aveirenses.

Do teor do balanço feito foi dado conhecimento ao Senhor Presidente e Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, aos Senhores Vereadores da Mobilidade e Transportes e do Ambiente e ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal.

A Ciclaveiro continuará a fazer o seu trabalho, em conjunto com os seus associados, na certeza de que uma má visão, mesmo que repetida muitas vezes, não deixa de ser uma má visão, mantendo-se, como sempre, disponível para fazer parte da solução, com contributos e sugestões em prol de uma cidade mais sustentável, ou seja, que salvaguarde o direito à cidade por parte da nossa e das futuras gerações.

Ler balanço completo da Ciclaveiro.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780