Mister… mereces o melhor!

2082
Academia do Sport Clube Beira-Mar.

Sabemos, que os treinadores de formação provavelmente compõem 99% dos treinadores do mundo. Mas, também sabemos que têm tão pouco tempo e poucos recursos.

Por Nené Reis *

Nunca desvalorizes o impacto que um minuto pode ter.

Só um minuto! Um minuto no início. Um minuto no final, das tuas sessões de treino.

Apenas um minuto de treino mental pode ter um enorme impacto no experimentar constante que os teus jogadores têm durante as sessões de treino. Pode intermediar fortemente a sua capacidade de aprendizagem. Pode influenciar fortemente a sua capacidade de execução.

Começa com uma pergunta: “Como será uma sessão de treino top, hoje?”

Pede para que imaginem isso em 30 segundos; de seguida, pede-lhes para discutir o que eles imaginaram com o companheiro do lado. Em seguida, pede-lhes para se apoiarem no que a “imagem interior” lhes revela.

Termina com uma pergunta: “O que hoje correu muito bem, que vocês se vão lembrar para o resto da semana?”

Mais uma vez, pede-lhes para “disparar” as suas imagens interiores, e fazê-los revelar o seu melhor com o companheiro.

Sabemos, que os treinadores de formação provavelmente compõem 99% dos treinadores do mundo. Mas, também sabemos que têm tão pouco tempo e poucos recursos. Ajudar os jogadores psicologicamente pode fazer sentir que é um luxo, que está fora do alcance.

Mas, a vertente psicológica realmente não está. Jogadores e treinadores estão sempre a trabalhar o psicológico. Está lá, em cada segundo da sessão de treino. Então, é preciso apenas um minuto inicial e minuto final para se oferecer o objetivo psicológico.

Só um minuto, é tudo que tu precisas!

* Responsável de Scouting do Sport Clube Beira-Mar. Artigo dedicado aos treinadores da Academia de Futebol do Sport Clube Beira.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780