Minimizar o impacto da crise pandémica no canal HORECA

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Canal Horeca.
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Com tantas alterações num curto espaço de tempo, e apesar de este ser um momento em que tudo indica que as ferramentas de apoio aos negócios das empresas do canal HORECA tendem a configurar-se mais definitivas, pode ser difícil ao empresário situar-se no que está ou não atual, como perceber claramente o trabalho que foi feito e que está ainda a ser acionado pela AHRESP para minimizar o impacto desta crise junto dos empresários dos setores que representa.

Por Mário Pereira Gonçalves *

Desde o início da crise gerada pela COVID-19, e face ao impacto económico que desenhou desde muito cedo um cenário dramático para as empresas dos setores representados pela AHRESP, que agimos em todas as frentes e recorremos a todas as ferramentas possíveis para minimizar os efeitos nefastos da Pandemia nos negócios das empresas do canal HORECA, com particular ação junto dos nossos associados.

Neste contexto inédito, com o fluxo de notícias gerado diariamente e pautado por alterações hora a hora, às vezes minuto a minuto, uma das frentes de ação da equipa AHRESP foi filtrar e trabalhar a informação relevante para os nossos setores de atividade e transmiti-la de forma objetiva e atualizada aos empresários.

Dedicamos no nosso site www.ahresp.com uma página que congrega todas as informações relacionadas com a crise pandémica, inauguramos uma linha de atendimento telefónico específica para as questões dos nossos associados, através da qual damos resposta personalizada a todas as dúvidas, prestamos esclarecimentos e damos apoio nas candidaturas aos instrumentos de apoio disponíveis.

A 30 de março, iniciámos a publicação do Boletim Diário AHRESP (BDA) que, já com mais de 60 edições, tem sido a ferramenta de comunicação privilegiada aos associados, com o resumo das informações do dia e o reforço das medidas que a AHRESP tem vindo a propor desde o início da crise para que as empresas consigam enfrentar este período de retoma com menos fragilidades.

Suspendemos a edição da Revista AHRESP, que neste contexto não era oportuna. Mas após meses de crise, desenhámos esta edição especial da Revista, inteiramente dedicada a todo o universo de conteúdos resultante do contexto excecional gerado pela COVID-19, onde reuni-mos toda a informação estável e relevante para os nossos associados.

Com tantas alterações num curto espaço de tempo, e apesar de este ser um momento em que tudo indica que as ferramentas de apoio aos negócios das empresas do canal HORECA tendem a configurar-se mais definitivas, pode ser difícil ao empresário situar-se no que está ou não atual, como perceber claramente o trabalho que foi feito e que está ainda a ser acionado pela AHRESP para minimizar o impacto desta crise junto dos empresários dos setores que representa.

O ‘MANUAL DE NEGÓCIOS – Especial COVID-19’ arranca, assim, com o compacto da informação reunida desde o início deste período até à data, mas terá uma atualização quinzenal, ou ainda mais assídua sempre que houver novidades que o justifiquem, garantindo que num só local poderá consultar toda a informação que necessita para aferir se o seu negócio está a ser apoiado em todas as frentes a que pode ter acesso, se está a cumprir todas as normas neste período excecional.

A consolidação da informação transversal à crise pandémica está, pois, vertida neste ‘Manual de Negócios’, que entendemos ser uma ferramenta de consulta essencial no apoio às empresas de restauração e bebidas e do alojamento turístico que confiam que a AHRESP continuará a desdobrar-se em esforços para cumprir com êxito a sua missão de representatividade e defesa do setor, em particular dos seus associados.

Teremos ainda algumas dificuldades pela frente e as medidas que a AHRESP tem em ‘cima da mesa’, pois nem todas foram ainda acolhidas pelo Governo, têm também lugar de destaque nesta edição especial: não nos cansaremos de as reforçar ou de propor novas medidas que entendemos justificadas e adequadas à evolução da situação nas empresas do canal HORECA. Poderá encontrar sempre essa informação de fundo no seu ‘Manual de Negócios’.

Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP.

* Presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração
e Similares de Portugal. Editorial do ‘Manuel de Negócios’ / Julho de 2020, Ver mais em https://ahresp.com/2020/07/manual-de-negocios-ahresp/

 

 

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