Mercadona compra antigo matadouro de Aveiro por 2,555 milhões de euros para instalar novo supermercado

2268
Antigo matadouro de Aveiro, Aradas.

Os espanhóis da Mercadona adquiriram, esta manhã, os terrenos do antigo matadouro municipal de Aveiro, em Aradas, junto à EN109, por 2,555 milhões de euros.

O grupo de supermercados foi o único interessado a comparecer e licitar na hasta pública realizada pela autarquia.

A parcela de 13.582 metros quadrados tinha como preço base 2,550 milhões de euros. Bastou, assim, um lanço de 5 mil euros, o mínimo, para arrematar o terreno.

O preço pago, cerca de 188 euros por metro quadrado, rondará o dobro de outras boas localizações na cidade, por exemplo a nascente da estação, onde existem em curso investimentos imobiliários diversos.

Ribau Esteves, presidente da Câmara, admitira já na Assembleia Municipal que “muito provavelmente” o futuro daquela área na chamada rua do Sacobão, contígua à antiga estrada nacional 109, fosse de utilização comercial, embora podesse ser também usado para habitação.

20 por cento da receita terá de se entregue ao Matadouro da Beira Litoral, no âmbito de acordos aquando da privatização do antigo matadouro público. A verba restante destina-se a amortizar dívida municipal, como é condição obrigatória no Programa de Ajustamento Municipal (PAM) a que a autarquia está sujeita.