Memórias das gentes do Luso tidas em conta no projeto de requalificação do antigo Cineteatro

316
Cineteatro Avenida Luso, Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara da Mealhada está a “auscultar” a população do Luso sobre a requalificação do antigo Cineteatro, que se encontra em fase de elaboração do projeto, já adjudicado ao gabinete Cidade Branco Arquitectos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado municipal, o executivo liderado por António Jorge Franco “tem já traçadas as características genéricas para este edifício que, à partida, será um espaço polivalente, Centro de Interpretação Ambiental, muito voltado para o Bussaco, mas também casa de artes e de desporto.” Mas durante a fase de elaboração de projeto, será possível “ainda acolher as sugestões mais prementes da população”.

As “memórias” já registadas a pessoas entrevistadas lembram festas, como bailes de Natal e de Páscoa, que eram sempre “grandes acontecimentos no Luso”, assim como o cinema durante a época de verão.

Os residentes recomendam que sejam retomadas aquelas atividades, mas também arte e exposições, para além de iniciativas relacionadas com o Bussaco e com a região, envolvendo também a juventude.

O projeto de execução preconiza a reabilitação do edifício e de todo o espaço exterior envolvente, incluindo as escadas confinantes, que constituem a porta de entrada da Mata Nacional do Bussaco.

Discurso direto

“Julgamos que é importante ouvir a população e sentir as expectativas das pessoas para um espaço que marcou muitas gerações. O projeto tem amplitude suficiente para várias áreas, do ambiente, ao desporto e à cultura. O que procuramos é reabilitar o cineteatro num espaço que faça sentido, aos dias de hoje, à população residente e a quem visita o Luso” – António Jorge Franco, presidente da Câmara.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.