Mealhada: Sistema de vigilância e controlo das perdas de água

910
Centro da Mealhada.

O Município da Mealhada procedeu à consignação da empreitada “Zonas de Medição e Controlo (ZMC) dos Sistemas de Abastecimento de Água do Município”, que implementará um sistema de vigilância e controlo das perdas de água nos sistemas de abastecimento do concelho. O investimento ultrapassa os 660 mil euros e tem 180 dias de prazo de execução.

Esta empreitada, cujo valor é de 662.319€ (+ IVA) inclui a instalação de 26 zonas de medição e controlo (ZMC), passando todo o sistema e subsistemas de abastecimentos a serem monitorizados. Inclui ainda a instalação de 19 válvulas redutoras de pressão (VRP), de forma a harmonizar as pressões em todos os sistemas no sentido de reduzir a existência de avarias. O sistema funcionará em regime de telegestão.

A obra visa reduzir as perdas de água que acontecem por todo o concelho. Atualmente, os níveis de perdas e fugas verificadas nos sistemas de abastecimento de água são elevados, originando ineficiências económicas e penalizando o ambiente, com as consequentes repercussões no utilizador final dos serviços. “Esta é uma daquelas intervenções que não se vê, mas que causará grande impacto no Município e em cada um dos consumidores, na medida em que permitirá que a gestão da água seja muito mais eficiente e, consequentemente, com um custo inferior ao atual”, explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.