Mealhada: Autarquia procura controlar perdas de água de abastecimento público

721
Centro da cidade da Mealhada (Foto bairradainformacao.pt).

A Câmara da Mealhada informa que aprovou, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público para a empreitada para controlo das perdas de água nos sistemas de abastecimento do concelho. O preço base é de 736.500 euros.

“Esta empreitada tem por finalidade a redução das perdas que acontecem por todo o concelho. Atualmente, os níveis de perdas e fugas verificadas nos sistemas de abastecimento de água são elevados, originando ineficiências económicas e penalizando o ambiente, com as consequentes repercussões no utilizador final dos serviços”, explica um comunicado da edilidade.

Prevê-se a instalação de 26 zonas de medição e controlo (ZMC), passando todo o sistema e subsistemas de abastecimentos a serem monitorizados, e na instalação de 19 válvulas redutoras de pressão (VRP), de forma a harmonizar as pressões em todos os sistemas no sentido de reduzir a existência de avarias. O sistema funcionará em regime de telegestão.

A empreitada insere-se na candidatura à concessão de uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão à operação com o código POSEUR-03-2012-FC-001267, designada por “Investimentos nos sistemas em baixa com vista ao controlo e redução de perdas no concelho de Mealhada e reabilitação dos sistemas de distribuição e adução de água (Barcouço, Luso, Ventosa do Bairro.

Discurso direto

“A água é um recurso cada vez mais escasso e caro, pelo que é imperioso avançarmos com medidas que visem a eficiência dos sistemas e a redução de perdas cujo custo é suportado por todos os contribuintes” – António Jorge Franco, presidente da Câmara.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.