Mealhada: Autarquia lança investimentos de 2,1 milhões de euros no centro histórico da cidade

1139
Ruas dr. Luís Navega e e Cerveira Lebre, Mealhada.

A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião do executivo, o lançamento do concurso público para realização da empreitada de ‘Requalificação Urbanística do Centro Histórico’ da cidade.

A intervenção abrange as Ruas Visconde Valdoeiro, Cerveira Lebre, Capitão Cabral e Dr. Luís Navega num investimento superior a 1,6 milhões de euros (+IVA), com um prazo de execução de 18 meses.

Nos próximos dias será lançado também o concurso para o projeto de parque de estacionamento no centro histórico.

A requalificação urbanística do centro histórico, segundo explica a edilidade, vai incidir sobre as ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre (com a melhoria de espaços pedonais, zonas de aparcamento e melhoria de acesso ao Centro Escolar da Mealhada) e as ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega (troço que vai da rotunda do Cineteatro à Estação da CP).

Estão previstos trabalhos de demolições, de pavimentos, arruamentos e passeios, de marcas rodoviárias horizontais e verticais, de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e residuais.

A empreitada será feita em duas fases: a primeira, a incidir nas ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre e, a segunda fase, nas ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega, de forma a que se evite o corte de trânsito em todo o centro histórico, o que constituiria um grave prejuízo para todos os munícipes e, consequentemente, para o interesse público municipal.

Na mesma reunião de Câmara, foi aprovado o projeto de execução da ‘Requalificação do vazio urbano com parque de estacionamento no centro histórico da Mealhada’, que irá permitir a ligação entre a Avenida Manuel Lousada, a Rua Branquinho de Carvalho, a Rua das Oliveiras e a Rua 27 de Setembro.

“Esta intervenção, há muito desejada, permitirá uma melhoria significativa no tráfego viário e pedonal, bem como criar um parque de estacionamento no centro histórico da cidade”, refere o comunicado.

O concurso será lançado nos próximos dias, com um valor base de valor estimado para a obra é de 590 mil euros (+IVA), e o prazo de execução é de dez meses.

Ambas as obras fazem parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana da Mealhada (PARU), sendo objeto de candidaturas a fundos comunitários (Programa 2020, Fundo FEDER).

Publicidade, Serviços & Donativos