Mealhada: Adjudicado o restauro da antiga garagem do Palace Hotel do Bussaco

1276
Antiga Garagem do Palace Hotel do Bussaco.
Comercio 780

A Câmara da Mealhada adjudicou a reabilitação da antiga Garagem do Palace Hotel do Bussaco que irá custa cerca de um milhão de euros.

Situado junto aos jardins do hotel, num local central da Mata Nacional do Bussaco (monumento nacional), o espaço em causa será convertido para zona de acolhimento ao visitante.

“Atualmente em ruínas, o edifício será convertido num espaço multisserviços, com loja, cafetaria, instalações sanitárias (para pessoal e para visitantes) e sala polivalente, com uma valência de carácter expositivo e lúdico”, explica a edilidade em comunicado.

A empreitada ajudicada por 1,035 milhões de euros tem cerca de um ano de prazo de execução.

Tal como o restante património existente na Mata Nacional do Bussaco, a antiga garagem é propriedade do Estado português e concedida em regime de usufruto à Fundação Mata do Bussaco.

Por força de um protocolo de colaboração outorgado a 5 de junho de 2020 com a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), cabe à Câmara da Mealhada a execução da obra, tal como, de resto, já sucedeu com a recuperação do Convento de Santa Cruz e capelinhas da Via-Sacra.

Criação do Bussaco do Geoparque do Atlântico

A Câmara da Mealhada informa também que aprovou um protocolo de colaboração para a integração na rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, o que “configurará mais uma vertente de promoção turística do Bussaco, nomeadamente no que respeita ao património geológico de relevo internacional ali existente.”

O processo engloba seis municípios da região (Mealhada, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mira e Penacova), que assinaram um memorando de entendimento a 21 de abril, juntamente com a ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780