Marketing Digital para Empresas nas Redes Sociais: O Guia Completo

413
Social media.

Com o crescimento fenomenal e a popularidade das mídias sociais nos últimos anos, a promoção nessas plataformas se tornou uma forma essencial de marketing para empresas de todos os portes. As estatísticas também sugerem que existem quase 4,8 bilhões de usuários ativos de mídia social hoje, tornando-se um meio importante para marketing. Além disso, a mídia social não é apenas para grandes empresas. Cerca de 71% das pequenas e médias empresas hoje usam a mídia social para se promover, e 52% publicam pelo menos uma vez por dia.

No entanto, ao contrário das plataformas de marketing tradicionais, como televisão, mídia impressa ou rádio, a mídia social não oferece uma solução única, mas funciona de acordo com o objetivo de marketing específico. Para navegar por isso e desenvolver com sucesso suas técnicas de auto-marketing, o principal objetivo deve ser empregar uma estratégia que transmita uma mensagem relevante e consistente. Também deve gerar reconhecimento positivo do consumidor e incentivar a interação com clientes em potencial. Se feito da maneira certa, o marketing de mídia social pode ajudar sua empresa a atingir seu público-alvo, resultando em mais vendas e aumento da receita. Para facilitar, discutiremos mais sobre marketing de mídia social e alguns dos melhores métodos que você pode usar para se promover nas redes sociais.

O que é Marketing de Mídia Social?

O marketing de mídia social significa essencialmente usar várias plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram etc., para promover sua marca e vender suas ofertas (produto ou serviço). Então, se sua empresa lançou um novo item ou produto, aqui está o que será considerado marketing de mídia social:

  • Se você planeja promover seu produto/serviço recém-lançado nas mídias sociais
  • Criar conteúdo envolvente que mostre os valores e a história da sua marca
  • Se você interage com seus clientes por meio de comentários

Por que você precisa se promover nas redes sociais?

Aqui estão alguns dos objetivos que o marketing de sua empresa nas redes sociais pode ajudá-lo a alcançar:

  • Gerar mais leads e vendas: O marketing em vários perfis de mídia social, incluindo Facebook e Instagram, oferece uma ótima avenida para gerar mais vendas e receita. Por exemplo, ao usar plataformas de mídia social, você pode:
    • Integrar seu catálogo de produtos em seus perfis sociais
    • Alertar clientes sobre novos produtos/serviços e promoções
    • Oferecer promoções exclusivas para seguidores
  • Gerar mais leads: Os dados também sugerem que 68% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de mídia social os ajudou a gerar mais leads.
  • Direcionar tráfego para o seu site: Outro benefício do marketing de mídia social é que ele pode ajudá-lo a direcionar tráfego qualificado para o seu site. Quase 75% dos profissionais de marketing também concordam que o marketing de mídia social os ajudou a aumentar o tráfego. Existem maneiras, como anúncios sociais ou postagens promocionais, que podem ajudá-lo a manter o foco nas conversões e cliques em URLs para poder determinar o ROI da mídia social.
  • Aumente o conhecimento da marca: Aumentar o conhecimento da marca significa essencialmente tornar sua marca conhecida pelo seu público-alvo. O marketing de mídia social pode ser um fator chave para alcançar esse objetivo e pode ser 44% mais eficaz na construção do reconhecimento da marca. A chave para criar uma marca autêntica e duradoura não é apenas publicar mensagens promocionais, mas focar em conteúdo específico que enfatize a personalidade e os valores exclusivos de sua marca.
  • Aumente o seu público: O marketing de mídia social também é uma ótima maneira de cultivar um público-alvo em torno de sua empresa ou setor que mais importa. Analisar suas plataformas de mídia social só faz sentido quando você está rastreando palavras-chave, hashtags e frases específicas. Manter um registro próximo dessas conversas ajuda a expandir sua base de público muito mais rápido.

Maneiras de se promover nas redes sociais

A mídia social hoje é parte integrante de qualquer estratégia de marketing. No entanto, pode rapidamente sobrecarregar proprietários de empresas que não sabem como alavancar várias plataformas de mídia social. Nesta seção, discutiremos algumas maneiras de ajudá-lo a divulgar sua empresa nas redes sociais.

Crie, divulgue e promova cruzadamente seus perfis de mídia social:

Uma das primeiras etapas para se promover nas redes sociais é configurar seus perfis nas várias plataformas populares que melhor se adequem ao seu negócio. No entanto, o truque aqui é promover com sucesso esses perfis de mídia social para que seu público saiba mais sobre sua empresa. Você precisa circular os perfis em todos os lugares, incluindo o site da sua empresa, lojas físicas e comunicações por e-mail. Quanto mais pessoas virem e conhecerem seus perfis de mídia social, maiores serão as chances de elas visitarem e interagirem com sua empresa. Além disso, também é uma ótima ideia promover cruzadamente seus perfis de mídia social em vários canais. Por exemplo, você pode usar sua página de negócios do Facebook para promover seu identificador do Twitter ou perfil do Instagram.

Use um calendário de conteúdo e automação para agendar postagens:

Correr para criar postagens de última hora nas contas de mídia social pode levar a conteúdo de baixa qualidade. A criação de calendários de conteúdo de mídia social aqui pode ser muito útil para evitar esses erros e pode levar a postagens mais eficazes também. Além disso, os calendários de conteúdo também ajudam a criar metas e estratégias específicas e a monitorar seu progresso em direção a elas. Esta também é a fase em que você precisa usar a automação. Você também precisa criar suas postagens sociais com antecedência usando várias ferramentas de agendamento para publicá-las automaticamente no momento certo, completas com links, hashtags, imagens e outros conteúdos. Agendar suas postagens em várias plataformas de mídia social com antecedência permite que você dedique um bloco de tempo por dia ou por semana para criar seu conteúdo social. Essa é uma maneira melhor e mais eficaz de gerenciar suas postagens e divulgar sua marca sem necessariamente afetar as outras áreas da empresa.

Publique conteúdo relevante regularmente:

Uma grande parte de uma campanha de mídia social de sucesso é publicar conteúdo atraente e envolvente regularmente. Além de fazer com que sua empresa pareça confiável, também reflete sua disposição de se manter atualizado sobre os conhecimentos mais recentes e compartilhá-los com seu público. Embora os algoritmos das plataformas de mídia social continuem mudando, a publicação regular nas principais plataformas de mídia social tem suas vantagens, como:

  • Ajuda seu conteúdo a aparecer em feeds de notícias
  • A publicação consistente de conteúdo relevante ajuda a atrair seguidores para sua página

Use várias plataformas de mídia social:

O marketing de sucesso nas mídias sociais requer que você considere várias plataformas que seus clientes usam diariamente. Em última análise, sua estratégia de marketing digital deve permitir que você alcance o máximo de pessoas possível por meio da mídia social, o que não é possível se você se concentrar em apenas uma plataforma.

Dependendo do perfil do seu público, preferências, interesses etc., muitos deles podem usar Instagram, Facebook e TikTok ao longo do dia, permitindo que você coloque seu conteúdo na frente deles. Embora existam muitos aplicativos de mídia social populares, não é necessário investir em uma estratégia de marketing para todas essas plataformas. Em vez disso, você pode simplesmente considerar os aplicativos que seu público-alvo tem maior probabilidade de usar, como o Aplicativo Invideo AI iOS para gerador de vídeo AI, que pode ajudá-lo a criar conteúdo envolvente e atrativo para diferentes plataformas.

Melhore sua visibilidade com palavras-chave promocionais:

A maioria das pessoas se sente atraída por palavras-chave promocionais como ofertas, descontos, grátis, brindes etc. Incorporar essas palavras em seus posts nos lugares certos permite atrair seu público e também oferece mais oportunidades de vendas. O que é importante ter em mente, no entanto, é que essas ofertas promocionais geralmente funcionam melhor durante feriados e outros eventos grandes semelhantes e quando usadas de maneira ideal, sem exagerar. Você também pode usar ferramentas de postagem de mídia social para simplificar sua tarefa aqui, especialmente se você sentir que alinhar suas estratégias de conteúdo com base em feriados e eventos se tornar muito difícil de gerenciar.

Otimize o tempo do conteúdo para maior engajamento:

Outra coisa importante a se lembrar ao se promover nas redes sociais é não fazê-lo quando seu público estiver inativo nas redes sociais ou ocupado trabalhando. A chave aqui é otimizar o tempo do conteúdo para atrair mais atenção dos clientes. Você pode fazer isso promovendo o conteúdo observando atentamente o tempo para descobrir quando os clientes estão em casa antes ou depois do trabalho. Simplificando, alcançar o público certo na hora certa ajuda na promoção boca a boca e aumenta as chances de seu público anotar seu produto, navegar em seu site e até mesmo compartilhar suas ofertas com outras pessoas.

Construa uma comunidade forte:

Ao promover sua marca nas redes sociais, o objetivo não deve ser obter o máximo de seguidores possível. Em vez disso, o foco deve ser encontrar clientes realmente interessados, engajados e fiéis à sua marca. Isso porque construir uma forte comunidade de seguidores oferece mais oportunidades de crescimento, pois essas são as pessoas que têm maior probab Além disso, construir uma comunidade em torno de sua empresa ou marca também é útil porque as pessoas dentro dessa comunidade começarão a se envolver umas com as outras e ajudarão a promover seu conteúdo. Colaborar com usuários influentes de mídia social e pedir que eles o ajudem mencionando você em postagens de histórias ou revisando um produto também pode ser uma excelente estratégia aqui. Kristian Longden de James & James Fulfilment enfatiza a importância da comunidade no marketing de mídia social: “No cenário em constante mudança da mídia social, fomentar uma comunidade unida é uma estratégia estável e confiável. Não apenas amplia a voz da sua marca, mas cria uma rede de defensores que podem espalhar a palavra organicamente, dando credibilidade e autenticidade aos seus esforços de marketing.”

Use muitos recursos visuais para contar uma história:

Embora a importância das postagens de texto ainda esteja presente no compartilhamento de informações em plataformas de mídia social, imagens e vídeos são uma excelente maneira de aumentar o engajamento. Cerca de 30% dos profissionais de marketing criam conteúdo visual para seus blogs, seguido por canais sociais populares como Facebook e LinkedIn. Várias plataformas de mídia social, como Instagram e Facebook, têm vários recursos integrados para ajudá-lo a criar vídeos sem ter que gastar uma fortuna com equipamentos de produção caros. Da mesma forma, existem várias ferramentas de design gráfico disponíveis hoje para ajudá-lo a produzir imagens e outras imagens da melhor qualidade para a mídia social. Embora sempre ajude ter uma mentalidade criativa aqui, ferramentas como Visme e Canva tornam muito mais simples criar imagens do tamanho certo para plataformas de mídia social.

Monitore conversas de perto e foque na construção de relacionamentos:

Seguidores em várias plataformas de mídia social tendem a se envolver com marcas diretamente. Isso oferece uma excelente oportunidade para as empresas criarem relacionamentos fortes com seu público. Qualquer marca que responda prontamente e se envolva com seu público geralmente é mais respeitada por ele.

Você também pode usar várias ferramentas de escuta social disponíveis para rastrear, analisar e responder a conversas com clientes online. Monitore tudo, desde o que os clientes estão enviando mensagens ou escrevendo sobre uma marca até aprender onde as pessoas estão e sobre o que estão falando. Para construir relacionamentos com o cliente, você pode responder a comentários e mensagens diretas, usar a mídia social para consultas de atendimento ao cliente, responder a avaliações e retweetar/repostear conteúdo relevante.

Fique de olho nas últimas tendências

Para engajar seu público de maneira mais eficaz, considere utilizar ferramentas que permitem criar conteúdo dinâmico e interessante. Por exemplo, você pode usar ferramentas que criam vídeo a partir de texto para transformar postagens de blog, artigos ou outros textos escritos em vídeos envolventes. Isso não apenas diversifica o tipo de conteúdo que você compartilha, mas também pode atrair um público que prefere consumir informações por meio de vídeos.

Para resumir

As empresas hoje usam plataformas de mídia social para várias estratégias de marketing para promover e expandir seus negócios. Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube etc., oferecem a maneira mais eficaz e rápida de atingir um público maior, impulsionar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e muito mais. Neste post, discutimos várias maneiras criativas que você pode usar para alcançar isso e divulgar com sucesso sua empresa nas redes sociais.

Se você deseja usar a mídia social para comercializar e expandir sua empresa com sucesso, é melhor investir em uma boa ferramenta de automação como o Bulkly, que permite agendar atualizações de mídia social em seus canais de mídia social preferidos.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.