Mais dez refugiados a caminho de São João da Madeira

5891
Foto jornal Labor.
Dreamweb 728×90 – Video I

Chegaram hoje a Portugal mais 48 cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado provenientes da Turquia, uma dezena dos quais serão acolhidos em S. João da Madeira, norte do distrito de Aveiro, informa um comunicado conjunto da Ministra de Estado e da Presidência e do Ministro da Administração Interna.

A cooperação humanitária é feita ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Segundo informação governamental, os 28 cidadãos iraquianos e 20 sírios correspondem a 11 famílias, havendo duas pessoas isoladas.

Destes 48 refugiados, 21 serão acolhidos pelo centro de acolhimento em Loures, 10 em Almada, 10 na cidade de S. João da Madeira, 4 em Lisboa e 3 em Braga.

Até ao momento, chegaram ao nosso país 578 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia. Destas, 245 chegaram do Egito e 333 da Turquia.

“O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa”, refere o comunicado.

A “participação ativa de Portugal no esforço europeu de acolhimento aos refugiados” é assumida como apoio à “construção de uma política europeia de asilo comum, que seja assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos.”

» Dos 308 concelhos de Portugal, S. João da Madeira era, em junho passado, o quarto entre os que mais acolhem refugiados. À data, viviam na cidade 34 refugiados, 11 acompanhados pelo município e 23 pelo Centro Humanitário local.

Artigos relacionados

Centro Humanitário de S. João da Madeira quer acolher 25 jovens refugiados

S. João da Madeira já acolhe oito famílias de refugiados

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780