Mais 21 oleões instalados por todo o concelho de Ílhavo

855
Oleão, Ílhavo,
Comercio 780

A Câmara de Ílhavo reforçou a cobertura da rede municipal de deposição seletiva de óleos alimentares usados com a instalação de 21 novos equipamentos. No total, o concelho conta agora com 33 oleões.

Equipamentos “inteligentes” uma vez que estão dotados de sensores que possibilitam “a monitorização do nível de enchimento em tempo real através de uma aplicação digital, resultando numa otimização da sua recolha.”

Apesar de o normativo legal apontar para que os municípios como o de Ílhavo, em termos populacionais, disponibilizarem 15 pontos de recolha, neste momento os munícipes dispõem de 33, “aumentando assim as possibilidades de reciclagem”.

Depois de usados, os óleos alimentares utilizados em casa e na restauração para a confeção de alimentos devem ser armazenados e encaminhados para estes sistemas de recolha. Estes não devem ser colocados pelo ralo da pia ou na sanita pois origina um impacto negativo no meio aquático, no solo e no clima.

Com a instalação dos equipamentos, a autarquia espera responder a dois objetivos da política municipal de Ambiente: redução da pegada de carbono e a mitigação das alterações climáticas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.