Maioria do PS quer vender a Escola Profissional da Mealhada

1195
Paços de Concelho da Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

A maioria do PS no executivo camarário aprovou, em reunião de câmara, a alienação em hasta pública da Escola Profissional da Mealhada.

O PCP não se conforma com esta decisão que considera errada, mal fundamentada e desrespeitosa para com os trabalhadores da escola e restante comunidade escolar; desrespeitosa, também para com o município no qual, tantas vezes, a Escola Profissional Vasconcelos Lebre tem sido apontada como uma espécie de joia da coroa.

O assunto já tinha sido abordado, também pelo PCP, na sessão da assembleia municipal que teve lugar no passado sábado, sem esclarecimentos ou respostas do presidente que remeteu o assunto para a reunião de câmara.

Hoje, os quatro eleitos do PS no executivo aprovaram a intenção de privatizar a escola, subtraindo-a à responsabilidade pública e entregando-a, se o processo decorrer como pretendem, a um investidor que queira com ela fazer negócio, realizar lucros e distribuir dividendos.

A hasta pública ficou prevista já para dia 13 de maio, próxima semana! No decorrer da reunião pública de câmara que o PCP acompanhou, também se ficou a saber da renúncia aos cargos no conselho de gerência para os quais tinham sido recentemente indicados por parte do presidente Rui Marqueiro e do vereador Nuno Canilho, o que dificilmente estará desligado da decisão de alienação.

Sem qualquer resposta ou sinal de preocupação com o assunto, o PCP voltou a questionar acerca da auscultação e do envolvimento dos docentes e outros trabalhadores da escola no acompanhamento e formação da decisão hoje aprovada.

Sendo verdade que a situação das escolas profissionais é difícil, ainda mais das que não são privadas, o que acontece por força de legislação que tem responsáveis concretos – dos partidos que se têm alternado nos governos – e de exigências de financiamentos comunitários que trazem no bojo a pressão para a privatização do que é público, não é aceitável que a solução encontrada pelo presidente da câmara e secundada pelos seus colegas de partido seja “despachar” a Escola Profissional Vasconcelos Lebre para negócio de algum privado.

O PCP exorta a comunidade escolar e os munícipes a tomarem posição sobre um assunto muito grave e que chega até aqui envolto numa pesada cortina de silêncio e ocultação. Não esperando por esse momento, lembramos que a previsível venda da escola terá de ser submetida à aprovação da assembleia municipal.

A Concelhia da Mealhada do PCP

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780