
O “grande crescimento de turismo não pode ficar pelo centro, tem de vir para as freguesias” de Aveiro, defendeu o cabeça de lista para a Câmara pela ‘Aliança Mais Aveiro’, para quem importa “dar motivos de visitação” a outros pontos do concelho.
O Parque Ribeirinho do Carregal, onde ocorreu a apresentação dos candidatos à União de Freguesias de Requeixo, Nariz e Nossa Senhora de Fátima, foi apontado como “excelente exemplo” de “valorizar a natureza”.
Sobre os problemas da pateira (desassoreamento e jacintos de água), Luís Souto disse que são para resolver no âmbito de “uma parceria com o Governo” e a nova empresa Riaviva (sucessora da Polis Ria).
Associação com outro Luís é “enorme potencial para fazer andar as coisas”
“Alguns não gostaram da associação com outro Luís, mas volto a fazê-la, porque uma excelência de relação entre um presidente da Câmara e um Primeiro-Ministro, assim como com vários governantes oriundos da região, é enorme potencial para fazer andar as coisas, algumas aqui na União, outras em todo o município”, reafirmou, apontando como outra “aspiração” o avanço da “importantíssima” nova variante da EN235, desde a A1 à A17, bem como a melhoria dos acessos ao centro.
O candidato da coligação PSD-CDS-PPM pretende, a ser eleito presidente, dar seguimento às “boas heranças”, como a conclusão da nova unidade de saúde e “assegurar” que seja dotada de médicos.
Numa “União que está em grande transformação”, comprometeu-se a “dar grande atenção às questões sociais em parceria com IPSS” e em outras áreas, como o desporto, onde “há muito a fazer”.
Luís Souto afirmou-se empenhado em “aumentar a atratividade das freguesias”, o que passará também pela execução do Museu da Terra, em Requeixo, ou a criação de um polo da Bairrada em Nariz para “dar força a esta dinâmica vitivinícola” a complementar com uma “rota turística” ligando as antigas freguesias.
Única candidatura que “combina experiência com trabalho feito e visão de futuro”
Miguel Silva, que se recandidata ao segundo mandato à frente da União, garantiu que encabeça a única lista que “combina experiência com trabalho feito e visão de futuro”, assumindo um programa de “projetos prioritários, cuidadosamente estudado, com impactos na comunidade e que correspondem a necessidades identificadas”.
Um “grande anseio” a executar é o parque Senhora da Alumieira, junto ao apeadeiro da Linha do Vouga. A pateira é “mesmo para cuidar”, propondo uma pista de pesca desportiva “e eventualmente” uma praia fluvial.
Em Requeixo, pretende-se adaptar centro paroquial a casa mortuária e dar “nova vida” à antiga escola primária. “Obra estruturante” é o parque urbano da capela da Póvoa do valado, “compromisso assumido” que será “transformador do lugar”.
A melhoria da zona industrial de Nariz surge igualmente nas prioridades, sendo perspetivado, também, ampliar o edifício-sede da Junta em Nossa Senhora de Fátima ou lançar um novo.
“São projetos com impacto direto na coesão social, objetivos, claros e alcançáveis. Com rigor, podem ser feitos”, declarou o autarca.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).