‘Livcom Awards’ de 2019 / Qualidade de vida: Cidade de Águeda ganha ‘ouro’

1147
LivCom International Awards 2019.

O município de Águeda foi hoje distinguido com um ‘galardão de ouro’ entre os 21 finalistas dos ‘Livcom Awards’ de 2019, prémios internacionais que reconhecem os territórios para viver tendo em conta a avaliação de vários indicadores.

A cerimónia de atribuição dos galardões decorreu na Universidade de Roma, em Itália, após um júri internacional ter analisado as candidaturas de 22 cidades e 34 projectos de 30 países.

Águeda foi a única cidade portuguesa entre os finalistas dos prémios que têm a chancela do UNEP, um programa das Nações Unidas para o meio ambiente, tendo sido distinguida em primeiro lugar nas cidades com população de 20 mil a 75 mil habitantes.

Jorge Almeida, presidente da edilidade, destacou “o reconhecimento internacional” dado pelo galardão, considerando a distinção “notável” face ao grupo de cidades que estavam na final.

“Participação e cidadania”, “paisagem urbana”, “boas práticas ambientais” e “estilos de vida saudáveis” figuram no conjunto dos indicadores tidos em conta pelo júri.

O concelho aguedense já tinha sido galardoado pelos ‘LivCom’ em 2013 com um primeiro lugar na categoria “Melhores práticas ambientais” e um segundo lugar entre as cidades com população até 20.000 habitantes.

Os ‘LivCom Awards’ iniciaram-se em 1997 para “distinguir e premiar os territórios com melhores condições para viver, avaliando diferentes parâmetros e áreas de atuação.” Segundo dá conta a autarquia de Águeda, os ‘LivCom – Liveable Communities’  pretendem também “desenvolver e compartilhar as melhores práticas internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de cidadãos.”

Publicidade, Serviços & Donativos