Linha do Vouga: Reunião entre os autarcas da zona sul da AMP e o ministro das Infraestruturas

514
Obras na Linha do Vouga (MCLV).

O Movimento Cívico pela Linha do Vouga vem por este meio manifestar a sua profunda preocupação pelo secretismo em volta do resultado da mais recente reunião entre todos os presidentes das autarquias da zona sul da Área Metropolitana do Porto e o atual ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Em reunião de câmara do município de Oliveira de Azeméis, realizada a 1 de agosto, o presidente daquela autarquia, Joaquim Jorge, afirmou ter “indicação do ministro para não revelar o que foi discutido na reunião” entre este e os autarcas da AMP (ver vídeo*). Questionamo-nos, por isso, quanto ao que terá sido abordado sobre a Linha do Vouga, uma infraestrutura pública, com serviço público ferroviário, que não possa ser divulgado em espaço público.

Sabe o MCLV que é vontade da maioria dos autarcas a reconversão desta via férrea em bitola ibérica para uma ligação direta ao Porto, algo que, na nossa e na opinião de vários técnicos especialistas, é praticamente impossível de concretizar por motivos vários. O MCLV não pode aceitar de modo algum que haja secretismos em discussões sobre obras públicas, sobretudo, porque não queremos que aconteça à região do Entre Douro e Vouga aquilo que aconteceu à região de Coimbra. Como tal, recusamos por completo a mínima possibilidade ou ideias de uma eventual conversão da última linha de bitola estreita portuguesa numa linha de metrobus.

Estamos convictos que secretismos são coisas que normalmente se associam a estados ditaturiais, e visto que vivemos numa democracia, isto é algo que fica muito mal, quer do ponto de vista ético, quer do ponto de vista da própria transparência. Assim sendo, é imperial a exigência para que se torne público o que foi discutido nas reuniões da AMP, quer com o Sr. ministro das Infraestruturas, quer com o Sr. ministro Adjunto e da Coesão Territorial. Está em causa o respeito pelos passageiros desta linha e por todos aqueles que lutam pelo seu futuro diariamente.

*Vídeo da reunião de câmara de Oliveira de Azeméis (Linha do Vouga abordada a partir do minuto 21): https://www.youtube.com/live/Hv_qn0Yiovg?si=5WNSTDNqt7ao-jMe

MCLV

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.