Jovens vigilantes estão “Juntos pela Floresta”

642
“Juntos pela Floresta” (Foto da CME).

Durante este mês, 25 jovens voluntários têm a importante missão de vigiar as zonas florestais do concelho. O projeto “Juntos pela Floresta de Estarreja” comemora a sua 18.ª edição – e já está no terreno para evitar incêndios.

“Saber andar de bicicleta, ter entre 14 e 30 anos, sentido de responsabilidade, gostar de trabalhar em equipa, gosto e respeito pela natureza, espírito de aventura e querer fazer amigos”, eram os requisitos para fazer parte deste projeto de voluntariado do Município de Estarreja e que este ano conta com a parceria do IPDJ.

Durante esta primeira semana, os jovens receberam formação sobre floresta e prevenção de incêndios florestais, orientação em campo, alertas de incêndios rurais, prevenção rodoviária no uso de bicicleta e primeiros socorros, com as entidades de proteção civil de Estarreja.

Até ao final do mês, têm a responsabilidade e o compromisso de realizar as seguintes atividades: vigilância ativa de bicicleta, alertas de incêndios, sensibilização da população, inventariação e recolha de resíduos em espaço florestal.

Estes jovens serão verdadeiros agentes de proteção civil e guardiões da floresta e o Município de Estarreja e as entidades associadas, depositam grandes expectativas neste projeto e nos voluntários, pela sua importância para a sua formação cívica, mas também para a comunidade estarrejense.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas é promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e visa a vigilância da área florestal do concelho. Está no terreno desde 2006, atraindo cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho. Nas edições anteriores, foram recolhidas toneladas de resíduos, deixados de forma irresponsável e criminosa na floresta e que foram retirados pelas mãos dos jovens voluntários.

Câmara de Estarreja

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.