JOBRA.

Com quatro escolas e mais de mil alunos no ano letivo 2026/2027, a Jobra Educação, com sede em Albergaria-A-Velha, assinala a partir de hoje 40 anos de atividade letiva com um conjunto de iniciativas que se prolongam até 3 de outubro.

“Tudo começou em 1984, com o Grupo de Cantares da Jobra. Dois anos depois, quando vários elementos saíram do grupo, Filipe Marques deu por si a ensinar os novos candidatos”, lembra um comunicado divulgado esta segunda-feira a propósito da efeméride.

A 3 de outubro de 1986 abriu o CMJ – Conservatório de Música da Jobra com a missão de “sensibilizar os jovens para a música através da prática de um instrumento”. À música juntou-se a dança, depois o teatro e o desporto.

A Jobra Educação tem atualmente em funcionamento o CMJ- Conservatório de Música da Jobra (Branca e Vouzela), a Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, a Made in J – Ensino Livre da Jobra e a ADJ – Academia de Desporto da Jobra.

“No último ano letivo, as quatro escolas ultrapassaram pela primeira vez as mil matrículas, e começaram 2026/2027 com mais de mil alunos”, destaca a AJA.

Durante uma semana, no Centro Cultural da Branca, no Polidesportivo de Angeja e em Vouzela, “os alunos vão celebrar a
essência e os valores das escolas da Jobra Educação, numa série de iniciativas especiais”, como momentos artísticos e desportivos, conversas com antigos alunos, entre outras. O “Parabéns à Jobra” está marcado para sábado, 3 de outubro,

Discurso direto

“As artes performativas e o desporto não são um complemento da educação, são estrutura – formam pessoas antes de formarem profissionais. A Jobra ensina por projeto porque para um exame nem todos estudam a sério, mas todos têm de o fazer para um espetáculo ou uma prova desportiva. Este ano, a inteligência artificial é uma prioridade na formação dos profissionais da Jobra. Não fugimos dela, preparamo-nos com ela. Mas é precisamente por isso que sabemos o que temos de garantir aos nossos alunos: que, quando sobem ao palco ou entram em prova, são só eles próprios”, sublinha. Daí os dois pilares trabalhados todos os dias: a criatividade e o pensamento crítico” – Filipe Marques.

Programa do 40º aniversário em https://jobra.pt/2026/09/28/40-anos-da-jobra-educacao-comecam-as-celebracoes/

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.

Montra Online NotíciasdeAveiro.pt

Consulte as oportunidades (artigos e serviços).

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).