Itinerários revelam “saberes e sabores das terras de Arouca”

818
Projeto 'Arouca Agrícola'.

Os itinerários ‘Arouca Agrícola’ são “percursos interpretados que dão a conhecer os saberes e sabores das terras de Arouca”.

Revista ‘Montanhas Mágicas Magazine’ *

Realizados a pé, permitem aos participantes “a identificar e conhecer os elementos alimentares da paisagem, descobrindo em cada recanto uma maravilha, a conhecer diretamente a vida de um agricultor, os seus espaços e produções, bem como usufruir de um momento de degustação envolvido por uma natureza com identidade alimentar local.”

A iniciativa, que surge de uma parceria entre a AGA – Associação Geoparque Arouca, no âmbito do projeto ‘Arouca Agrícola’, a ADRIMAG, através do projeto ‘AroucaInclui’ e a Câmara Municipal de Arouca , pretende ser “uma experiência que permita aproximar e vincular o público aos produtores, aos produtos de variedades regionais, às práticas de cultivo, às tradições e cultura alimentar”.

Os itinerários convidam os participantes “a refletir sobre quanto a gastronomia e a cultura surgem das adaptações da comunidade às características do território, interligando todas as componentes naturais e culturais e, possibilitando desta forma, viver e saborear aquilo que a aldeia, nas suas interconexões nos tem a inspirar”.

“A par da promoção de estilos de vida saudáveis com a prática de atividade física, uma boa alimentação, o convívio e a aproximação à natureza”, os promotores pretendem que os percursos “sejam uma experiência pedagógica, de vinculação, (re)aproximação e reflexão sobre a influência das nossas ações e da nossa alimentação no presente e futuro que queremos, para um mundo melhor nas suas mais diversas vertentes”.

Itinerários realizados

» “Frutas em Bustelo” foi a primeira edição deste ciclo de itinerários em 2022. Começou na Ermida da Senhora do Monte e por percursos florestais, terminando com a degustação de produtos;

» Os participantes também conheceram a ‘Semente de Futuro’, uma IPSS “terapêutica onde a natureza inspira e se cultiva”. O percurso seguiu o ciclo do pão e da água, visitando vizinhos e as suas produções e nutrido pelos sabores da vida da aldeia;

» Num terceiro itinerário, caminhou-se rumo a uma eco-aldeia em construção. Refúgio de diversidade, que reflete “a mudança dos tempos na paisagem e na vida rural, identificando, experimentando e saboreando produtos locais”.

»  A visita ao casa ‘Boroas & Companhia’ dá a conhecer as etapas do fabrico artesanal da famosa broa de abóbora e participar numa das suas etapas de produção, finalizando com uma degustação.

* Edição trimestral (número 21).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780