ISQ lança PME Digital e cria ‘HUB Acelerador Digital’: Aveiro recebe apresentação

2046
PME Digital.
Comercio 780

O ISQ, o TICE.PT- Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e a ESMAD- Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto acabam de lançar Projeto PME Digital.

Em causa está o apoio à transformação digital nos sectores automóvel, materiais, matérias-primas e comércio e a promoção de mudanças disruptivas em modelos de negócio, produtos e processos produtivos.

Vivemos numa época de mudança de paradigma em todos os setores da indústria. Esta revolução não reconhece fronteiras e ocorre a nível mundial. Portugal assumiu, através do Ministério da Economia, a iniciativa “Portugal i4.0”, com o principal objetivo de acelerar a adoção da i4.0. pelo tecido empresarial português, reconhecendo que esta será a estratégia de competitividade para Portugal.

Equipa PME Digital.

“A PME Digital é uma iniciativa que visa, precisamente, apoiar a transformação digital nas empresas e capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a adoção de medidas, tecnologias e ferramentas I4.0, incentivando a aceleração da economia portuguesa para uma economia digital. Criar-se-ão as condições de base para a realização de projetos de ambição acrescida nas fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas e comércio. O projeto decorrerá ao longo de dois anos”, refere Pedro Matias, presidente do ISQ.

O projeto conta ainda com o apoio da Mobinov- Associação do Cluster Automóvel, Associação Plataforma para a Construção Sustentável e Associação Cluster Portugal Mineral Resources.

Diagnóstico sobre a maturidade digital das PME

Começar-se-á por estabelecer um diagnóstico atual sobre a maturidade digital das PME das fileiras do automóvel, materiais, matérias-primas e comércio, bem como do grau de utilização de ferramentas i4.0, para se poderem identificar possíveis soluções digitais e demonstrar os benefícios da adoção de metodologias ou tecnologias da quarta revolução digital.

Para tal, criar-se-á a plataforma “HUB Acelerador Digital”, um aglutinador de informação, de boas práticas e de projetos I&D, para promover o apoio às PME no âmbito da digitalização.

Este projeto irá facilitar a interação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico, tendo em vista a troca de experiências e conhecimento e a promoção de práticas de cooperação. Ajudará ainda a compreender as barreiras que se colocam à concretização das oportunidades identificadas, retirando lições e recomendações de forma a suportar a atuação futura dos parceiros ou outras partes interessadas no âmbito da temática do projeto.

Por último, pretende-se disseminar de forma abrangente os resultados e conclusões como forma de alerta à comunidade empresarial para os fatores críticos de competitividade abordados, contribuindo assim para reduzir assimetrias de informação.

PME Digital (agenda).

Apresentações em Aveiro, Viana do Castelo e Évora

Estão previstas sessões descentralizadas de divulgação pelo país: a 19 de setembro na região norte, a 20 no centro e a 26 de setembro no Alentejo.

Aveiro receberá a 19 de outubro uma sessão de sensibilização, informação e capacitação sobre o tema “Transformação digital e Indústria 4.0”, no auditório do PCI – Creative Science park Aveiro Region (consultar programa provisório disponível aqui).

Viana do Castelo, 20-09, 14:30 | Programa em https://goo.gl/tV2Qwa
Évora, 26-09, 14:30 | Programa em https://goo.gl/ynqFGB
Aveiro, 19-10, 14:30 | Programa em https://goo.gl/TTu7wP

Inscrições aqui.

Sobre o ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estas atividades são apoiadas através de uma rede de Empresas do Grupo, de um conjunto de Laboratórios Acreditados e recorrendo a equipas multidisciplinares.

Estes serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.

Mais informação: Web https://www.isq.pt | E-mail: [email protected]