ISCA-UA desenvolve ‘ferramenta’ para monitorizar fundos europeus

1223
Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD).
Dreamweb 728×90 – Video I

Investigadores e bolseiros do ISCA – Universidade de Aveiro desenvolveram “uma plataforma demonstradora” de um Sistema Espacial de Apoio à Decisão (SEAD), que é “passível de adaptação para a monitorização de candidaturas financiadas no âmbito da Estratégia Portugal 2030 e indicadores associados.”

Disponível publicamente para consulta em https://monitoriza2030.pt/platform#, a ‘ferramenta’ foi construída com base nos dados dos projetos financiados no âmbito do Portugal 2020, dados dos relatórios e contas das empresas financiadas, bem como de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), sendo estes últimos “atualizados de forma dinâmica”, isto é à medida das atualizações de informação .

“Trata-se de uma solução informática de acesso público, podendo ser utilizada por investigadores, entidades de gestão, empresas, consultores ou público em geral”, explica um comunicado.

A plataforma é inovadora por “concentrar, de forma dinâmica, não apenas dados relativos aos projetos beneficiados pelos fundos, permitindo a sua monitorização pelas autoridades competentes, mas também dados das empresas beneficiadas e dados macroeconómicos de contexto” do INE.

São agregados “indicadores importantes para a avaliação direta e indireta do impacto dos projetos, para acesso do público geral, podendo ser visualizados de acordo com vários níveis do território nacional (NUTS I, II e III), reforçando a transparência na comunicação dos resultados das políticas públicas”.

Está dado, assim, “o primeiro passo para um novo projeto, mais ambicioso, de âmbito europeu”.

» O projeto tem cofinanciamento do POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica, do Portugal 2020 e da União Europeia (valor total financiado: 138.089 euros), desenvolveu, no âmbito do projeto Monitoriza 2030);

» O projeto é liderado pela Professora Irina Saur-Amaral (ISCA-Universidade de Aveiro) e pelos Professores Ciro Martins e Jorge Gonçalves (docentes na ESTGA-UA e responsáveis pelo desenvolvimento da solução técnica que permite o funcionamento da plataforma demonstradora);

» A equipa de investigadores é composta pela Professora Ana Torres (ISCA-UA), Professor Filipe Sardo (Universidade da Beira Interior), e Professora Teresa Aragonez (ISCA-UA). Já a equipa de bolseiros conta com Adália Almeida e Ana Rita Areosa (estudantes no ISCA-UA), António Bento e Pedro Duarte (recém-licenciados na ESTGA-UA e Deti-UA, respetivamente), como bolseiros de investigação e Nuno Oliveira (estudante na ESTGA-UA), que desenvolveu a versão final da plataforma.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780