Integração e inclusão dos estudantes universitários da CPLP

717
Universidade de Aveiro.

O tema da integração e inclusão dos estudantes universitários da CPLP em Portugal tem sido objeto de preocupação em resultado de um conjunto de dificuldades de natureza social, económica e académica que penalizam a vida e o futuro de muitos desses jovens.

Vários projetos têm vindo a trabalhar sobre este tema. Em Aveiro, por exemplo, foi criado um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes na própria universidade, e mais recentemente está em desenvolvimento o LABIC Aveiro, um laboratório de cidadania intercultural, um projeto financiado pelo Programa Portugal Inovação Social que visa contribuir para melhorar a inclusão dos estudantes, graduados e demais cidadãos africanos residentes na cidade. São parceiros desta iniciativa a Fundação Aga Khan, a Associação Mon na Mon (estas com enorme experiência na intervenção comunitária e na promoção da interculturalidade), assim como a AIDA Câmara de Comércio e Indústria e o Grupo Prifer e a Universidade de Aveiro.

Outras organizações têm vindo a desempenhar um papel muito relevante na inclusão dos jovens africanos, nomeadamente a Associação Maense, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e associação BRASAveiro, para além dos já citados parceiros do LABIC Aveiro.

Nesse sentido, foi entendido organizar o 1.º Encontro Nacional – Repensar a vida académica – Integração e a cooperação dos estudantes universitários da CPLP. Como principais objetivos, identificaram-se:

– refletir sobre a questão da integração dos estudantes universitários da CPLP/PALOP em Portugal;
– sugerir recomendações ao Governo, Universidade e Empresas para melhorar a integração e a cooperação dos estudantes universitários da CPLP em Portugal
– contribuir para envolver a Sociedade Civil nesta causa da integração estudante CPLP/PALOP;

O evento irá ocorrer no dia 25 de fevereiro na Casa do Estudante da AAUAV e terá um modelo participativo centrado em mesas de trabalho, convidando, para o efeito, os representantes de todas as associações de estudantes PALOP e CPLP em Portugal. Para apoiar a discussão, foi produzido um documento base (em anexo). Após o encontro, a organização irá partilhar as conclusões junto da Presidência da República, Governo, CRUP e Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e pretende também criar grupos de trabalho que deem continuidade às reflexões e à avaliação da ação.

Mais informação: https://www.facebook.com/events/726367582443673

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.