Informático tem de pagar 1500 euros para evitar cadeia por burla com cartão de crédito de emigrante

1697
Cartão de crédito (imagem genérica).
Comercio 780

Um especialista em informática foi condenado a dois anos e nove meses, em cúmulo jurídico, com pena suspensa, esta tarde pelo Tribunal de Aveiro por ter usado indevidamente a conta e cartão de crédito associado de um emigrante nos EUA, causando-lhe um prejuízo de 1400 euros, cerca de um quarto do valor apontado na acusação.

Estavam imputados 11 crimes de burla informática e três falsidade informática, mas o coletivo de juízes entendeu, por razões jurídicas, que se tratou de um crime de cada na forma continuada.

O tribunal aplicou as penas parcelares de dois anos e três meses por falsidade informática e de um ano e três meses por burla.

O arguido, de 43 anos, da zona de Gaia, empresário em nome individual, já tinha sido condenado por quatro vezes, sempre por burlas informáticas ou similares, tendo-lhe sido aplicadas penas de multa.

O fato de não de ter sido sujeito a penas com outra moldura penal, assim como a integração social e profissional, levou o tribunal a suspender a pena, com um dever especial: “para sentir de modo mais concreto o mal causado e consequências para terceiros, deve entregar 1500 euros a uma associação ou entidade que presta apoio a vítimas de crimes no prazo máximo de um ano”, explicou a juíza presidente.

A magistrada lembrou “as muitas prementes exigências de prevenção geral” da utilização de sistemas de pagamento eletrónicos, de que “depende a comunidade, em grande medida, na vida do dia a dia, afectando gravemente a segurança em transações”.

No caso julgado agora, o arguido “não denota crítica relevante relativamente aos fatos, tem conhecimentos e facilidade para cometer novas casos, portanto é preciso dissuadir”.

Durante o julgamento, não se provou que o informático obteve os dados da conta e cartão do emigrante “na Internet” e que o objetivo fosse fazer compras online que eram entregues em casa.

Não se provou ainda que tivesse usado o cartão como meio de pagamento de recorrentes alugueres de carros, mas tão só como garantia de pagamento.

O tribunal provou 11 transações, entre maio 2015 e inicíos de 2016, com valores que variam entre 31 euros e 242 euros, perfazendo 1400 euros. Um pagamento de 315 euros foi excluído.

Artigo relacionado

Nega burla com cartão de crédito que lesou emigrante em 4700 euros

Publicidade, Serviços & Donativos