Incêndio de grandes dimensões na empresa de bicicletas Esmaltina

2760
Incêndio na Esmaltina (imagem do Jornal da Bairrada).

Um incêndio industrial deflagrou, ao final da noite desta quarta-feira, na fábrica de bicicletas Esmaltina em Sangalhos, Anadia, uma das mais antigas da região.

Os bombeiros foram ativados cerca das 23:15 encontrando as instalações já tomadas pelas chamas que não colocaram em risco edificações próximas (as Caves Aliança ficam localizadas num terreno contíguo).

Pelas 00:30, estavam empenhados no combate ao fogo cerca de uma centena de bombeiros de várias  corporações da região com quase quatro dezenas de viaturas.

À 1:30, o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dava conta que o fogo estava ainda em curso, pelo que os trabalhos para controlar e extinguir as chamas, com o subsequente rescaldo,  devem prolongar-se pela madrugada.

Não havia registo de danos pessoais, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O Jornal da Bairrada partilhou um vídeo através do seu Facebook.

As chamas causaram danos estruturais, inclusivamente na cobertura, que devem deixar a fábrica inoperacional. Os prejuízos são elevados, atendendo à destruição de edificado, sobretudo na parte de laboração, onde existe o grosso da maquinaria, stock, matéria prima, componentes e outros materiais usados no fabrico.

Fundada há 50 anos, a Esmaltina é uma das principais referências empresariais no sector das duas rodas. Emprega cerca de uma centena de pessoas, que asseguravam em plena pandemia uma produção diária de 1200 bicicletas.

(em atualização)

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780