Imaginarius convoca artistas locais, nacionais e internacionais

1303
Imaginarius, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

O maior Festival Internacional de Teatro de Rua do país – Imaginarius – volta a dar protagonismo, na programação da sua 20ª edição, entre 28 e 31 de maio, a artistas locais, nacionais e internacionais, através da Call de Apoio à Criação Local e do Mais Imaginarius – Concurso de Criações Artísticas.

As candidaturas para apresentação dos projetos decorrem entre 16 de setembro e 31 de outubro.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, enquanto promotora do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, e no âmbito da Call – Apoio à Criação Local, continua a valorizar e a envolver os agentes culturais e criativos locais neste grande projeto, desafiando associações, companhias locais e artistas independentes, naturais ou residentes no concelho, a apresentar novas criações artísticas para integrar a programação da 20.ª edição do Imaginarius, disponibilizando, desta forma, uma chamada exclusiva para os agentes culturais e criativos locais.

Os projetos a apresentar deverão ser criações originais, na área do teatro, dança, música, circo, performance, instalação, arte digital, arte urbana e multidisciplinar, focadas na interação com o espaço público e enquadradas na temática da edição de 2020, “O Mito”.

No âmbito desta Call serão apoiadas quatro criações, preferencialmente, dois projetos provenientes de entidades associativas e outros dois projetos de companhias locais e/ou artistas independentes, sendo atribuída a cada uma das criações artísticas, uma bolsa de apoio no valor de 4 000 euros para a criação, desenvolvimento, produção, deslocações e apresentações no âmbito do Imaginarius 2020.

A direção do Imaginarius avaliará as propostas com base na originalidade, interação com o público/espaço público, multidisciplinaridade dos coletivos artísticos, inclusão de estratégias e ferramentas de apoio às acessibilidades, envolvimento da comunidade local e capacidade de circulação nas rotas de difusão nacionais e internacionais.

O Mais Imaginarius é uma competição internacional que desafia artistas emergentes, nacionais e internacionais, a apresentarem os seus projetos artísticos para o espaço público no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.

A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados a concurso no Mais Imaginarius, ao longo dos últimos anos, revelam a vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através de múltiplas linguagens – teatro, dança, música, circo, performance, instalação, arte digital, arte urbana e multidisciplinar –, perspetivando-se também para este ano um elevado número de participantes e a elevada qualidade das candidaturas.

Os 20 projetos selecionados estarão a concurso na 20.ª edição do Festival Imaginarius e serão avaliados por um júri composto por elementos de reputação nacional e internacional, provenientes de instituições académicas, artísticas e culturais. Todos os participantes selecionados beneficiarão de uma bolsa de apoio para deslocações, alimentação, alojamento, apoio técnico e divulgação dos seus projetos nas redes do festival, bem como a possibilidade de participar e apresentar os seus trabalhos no Imaginarius PRO, marketplace direcionado a programadores e diretores artísticos.

O vencedor deste Concurso Internacional receberá um prémio monetário de 5 000 euros para apoiar a criação em residência artística a estrear na edição de 2021 do Imaginarius.

As candidaturas ao Call – Apoio à Criação Local e ao Mais Imaginarius deverão ser submetidas, entre 16 de setembro e 31 de outubro, através do preenchimento do formulário disponível em www.imaginarius.pt.

Os resultados de ambas as chamadas públicas, Call – Apoio à Criação Local e Mais Imaginarius, serão divulgados até 30 de novembro de 2019.

Publicidade, Serviços & Donativos