
O festival de artes de rua Imaginarius, que se realiza anualmente em Santa Maria da Feira, irá incluir na programação de 2026 projetos artísticos de alunos ou recém-formados em escolas de circo mundiais que integram a FEDEC – Rede Internacional para a Educação Profissional em Circo.
Segundo a Câmara feirense, promotora do evento, a oportunidade é dada ao abrigo de uma parceria que integra uma chamada internacional com candidaturas abertas até 17 de novembro.
“No ano em que celebra um quarto de século de atividade na promoção das artes de rua em Portugal, o Imaginarius reafirma, assim, o seu posicionamento enquanto palco de artistas emergentes e motor de novas formas de criação no domínio das artes performativas”, refere o comunicado.
A ‘chamada aberta internacional’ permitirá selecionar até seis espetáculos originais (solos, duos, trios ou quartetos), que serão apresentados no âmbito da programação oficial do Imaginarius 2026, todos associados à temática da 25ª edição do festival: “25 anos – O Corpo”.
A participação inclui um período de residência de uma semana em Santa Maria da Feira, entre 13 e 20 de maio, e a atuação durante o festival, nos dias 21, 22 e 23 de maio.
De acordo com as normas, os artistas ou grupos selecionados comprometem-se ainda a promover workshops com a comunidade local ou a participar em atividades de mediação cultural, para além do envolvimento na programação do festival direcionada para profissionais. Por sua vez, o Imaginarius suporta o alojamento e alimentação dos artistas, para além de uma bolsa de apoio.
Na avaliação das candidaturas, o júri, composto por elementos do Imaginarius e da FEDEC, terá em conta a criatividade, a originalidade, a qualidade artística, a relação com o tema do festival e a adaptabilidade ao palco, bem como as necessidades técnicas das propostas apresentadas. Os resultados serão anunciados em meados de dezembro
A FEDEC é uma rede internacional criada para apoiar, desenvolver e promover a educação e formação profissional na área do circo em todo o mundo, reunindo escolas, centros de formação e educadores com o propósito de fomentar a colaboração, a partilha de conhecimento e a inovação no campo das artes circenses contemporâneas.
“Através desta parceria do Imaginarius com a FEDEC, o festival aproxima-se e liga-se às tendências internacionais do circo contemporâneo, abrindo espaço para a experimentação, o intercâmbio e a renovação artística, apoiando simultaneamente a nova geração de criadores que vão moldar o futuro da performance contemporânea”, conclui a nota de imprensa.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






