
A Câmara de Ílhavo fez um ponto de situação de empreitadas em edifícios para habitação social, envolvendo 9,3 milhões de euros de investimento, para disponibilizar 72 fogos.
Os projetos foram apresentados no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) para financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A primeira obra iniciada foi a reabilitação do adquirido pela autarquia na Rua Padre Manuel Bernardes, na Gafanha da Nazaré (oito fogos), num investimento de 798.165 euros.
Ainda na Gafanha da Nazaré, zona do Bebedouro, decorre a construção de um edifício de 32 fogos, seguindo um modelo de construção modular, de execução mais rápida (o maior investimento, na ordem dos 4,474 milhões de euros).
No mesmo modelo de construção, está igualmente em curso a construção de um edifício, também com 32 fogos, na Rua do Carmo, na Gafanha da Encarnação, adjudicado por cerca de 4 milhões de euros.
Os trabalhos incluem arranjos exteriores, dotando o espaço público circundante de melhores condições e garantindo a correta integração dos edifícios com a envolvente.
“Estas empreitadas são cruciais para garantir resposta a uma parte significativa das necessidades identificadas na ELH”, refere a nota de imprensa que destaca o empenho municipal em “ultrapassar a grande dificuldade em encontrar respostas no mercado”.
Uma tentativa inicial da Câmara para adquirir fogos devolutos não suscitou interesse de proprietários.






