Ílhavo / PS: Retrocesso na proteção dos animais

310
CROACI de Ílhavo.

Diana Gandarinho, Deputada Municipal do Partido Socialista de Ílhavo, interpelou o Presidente da Câmara, em recente reunião da Assembleia Municipal, sobre os retrocessos evidentes durante o presente mandato na atividade da autarquia no que diz respeito às políticas de proteção animal, com prejuízos cada vez mais difíceis de refutar para a saúde pública, a saúde dos animais, a tranquilidade da comunidade e dos ativistas da causa animal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Perante as respostas do executivo municipal, Diana Gandarinho lembra que a garantia dada pelos autarcas do Unir para Fazer (UpF) de que iriam “ficar atentos e acompanhar os problemas” não resolve nada. “É necessário compromisso com soluções que atuem na fonte do problema – como o apoio à esterilização – e a criação de um trabalho em rede eficaz que envolva CROACI, associações, protetores independentes e cidadãos voluntários.”

A autarca socialista referiu que, “ano após ano, a reprodução de animais de companhia continua a gerar abandono, e a reprodução de animais de rua continua a agravar o problema”,

Diana Gandarinho alertou para a falta de capacidade de resposta do Município, sendo que o “Centro de Recolha Oficial de Animais (CROACI) e as associações de proteção animal não têm condições para acolher mais animais, nem conseguem prestar auxílio ao número crescente de cidadãos que pedem ajuda.”

O PS sublinhou que os protetores independentes estão no limite da sua capacidade e recorrentemente sem apoio do CROACI nos processos de captura, reabilitação e adoção.

Neste contexto, Diana Gandarinho assevera que “há três anos que não são feitas campanhas de esterilização de animais de companhia pela Câmara Municipal, e aparentemente também não existem campanhas de esterilização e devolução de animais de rua.”

Partido Socialista de Ílhavo

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.