Ílhavo precisa de uma verdadeira rede de transportes públicos

1357
Transportes Ílhavo IN.

A actual rede de transportes públicos no Município de Ílhavo não responde às necessidades dos seus cidadãos. Falta em Ílhavo uma verdadeira rede de transportes públicos, havendo uma grave falta de ligações, carreiras e horários adequados cobrindo o Município.

É necessário fazer mais!

O povo e os trabalhadores de Ílhavo têm direito à mobilidade, que permite acesso à saúde, educação, serviços públicos, sociais, trabalho, entre outros. É um importante elemento de dinamização da economia e do trabalho locais. Serve também como factor de redução das emissões carbónicas nos transportes.

Assistimos ao resultado de décadas de políticas de direita, do PS, PSD e CDS-PP, contrárias ao desenvolvimento do transporte público, de privatizações, de aumento dos preços e simultânea redução e eliminação de ofertas.

É necessário reverter a lógica de utilizador-pagador actualmente implantada, onde as empresas privadas visam meramente o lucro, reduzindo sistematicamente a oferta de serviços e, desta forma, limitando a mobilidade das populações.

O desenvolvimento de uma rede de transportes públicos constitui uma opção estratégica essencial para o desenvolvimento do Município, para a qual deve existir um planeamento público, que se sobreponha à fragmentação e submissão das decisões aos interesses privados e que mobilize os recursos necessários para a sua implementação.

Com a iniciativa e proposta da CDU, articulada com a luta dos trabalhadores e do povo, foram alcançados avanços que muitos admitiam não ser possível alcançar, nomeadamente o alargamento do Passe Social Intermodal com redução tarifária.

A CDU defende uma presença e intervenção públicas no sector dos transportes, retomando o controlo público das empresas privatizadas e o projecto de uma Rodoviária Nacional de controlo público.

Só assim é possível responder às necessidades da população Ilhavense, promovendo uma oferta de transportes públicos, de qualidade, com carreiras, horários e preços que sirvam os Ilhavenses.

Comissão Coordenadora de Ílhavo da CDU

Publicidade, Serviços & Donativos