Ílhavo: Atribuições de Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2018-2019

1271
Paços de Concelho de Ílhavo.

A Câmara Municipal de Ílhavo tem como preocupação e prioridade, na estratégia de gestão municipal, a formação académica dos jovens, a empregabilidade e o desenvolvimento económico do Município.

No âmbito do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior o Executivo Municipal deliberou aprovar as Normas que irão reger a atribuição de 20 Bolsas para o ano letivo 2018-2019 a jovens estudantes do ensino universitário.

Sendo o ingresso no Ensino Superior uma decisão formativa individual, a atribuição das referidas bolsas, sem qualquer obrigatoriedade legal para a Autarquia, enquadra-se numa manifesta opção política do Executivo em promover e facilitar a valorização educativa de nível superior e a preparação profissional de 20 jovens do Município de Ílhavo, dentro do rigor da gestão autárquica e sem colocar em causa os demais investimentos e equilíbrio financeiro municipais.

Esta medida espelha o compromisso social inerente à missão de serviço público que a Câmara assume na plenitude, permitindo às famílias dos jovens estudantes um atenuar nos significativos e elevados encargos financeiros que o ensino superior contempla e que a Ação Social Escolar Superior não satisfaz totalmente, ao contrário do que se verifica no Ensino Obrigatório (Secundário) onde, apesar de alguns constrangimentos, os encargos são menores e os apoios sociais mais acessíveis e generalizados.

As referidas bolsas, tecnicamente avaliadas pelos serviços da Divisão de Ação Social da Autarquia e analisado um conjunto muito específico e rigoroso de parâmetros relacionados com o agregado familiar dos alunos, têm um valor mensal de cerca de 128,67 euros, o que representa um investimento social da Câmara Municipal no valor global de cerca de 26.000 euros.

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e o Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego do Município de Ílhavo definiram várias áreas prioritárias de estudo diretamente relacionadas com perspetivas reais de integração laboral face ao que são as carências ou necessidades do mercado de trabalho.

Os setores definidos foram a Indústria Cerâmica, Indústria Agro-Alimentar e o Turismo. Dentro destes as áreas prioritárias definidas centram-se na Manutenção Industrial; Engenharia Mecânica; Marketing e Comércio Internacional; Gestão e Marketing; Automação, Robótica e Controlo; Engenharia Agrária ou Agro-industrial; Engenharia Alimentar, Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais; Gestão Agrícola; Turismo Equestre e Turismo Ambiental e Rural; Animação em Turismo de Saúde e Bem-Estar; Gestão em Turismo; Turismo, Hotelaria e Termalismo; e Guias Intérpetres.

Município de Ílhavo