Ílhavo: Atribuição de bolsas de estudo

398
Paços de Concelho de Ílhavo.

No âmbito do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior, a Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a atribuição das Bolsas e Estudo para o ano letivo 2021/2022 que contemplam um investimento global de 39.492 euros.

Os 30 jovens estudantes do Município de Ílhavo, que serão apoiados e abrangidos por este programa, irão beneficiar de um apoio anual de 1.316,40 euros, repartidos por 10 meses.

Tendo em consideração a necessidade de apoiar as famílias que viram os seus rendimentos diminuídos como resultado da realidade vivida pela pandemia da Covid19, esta medida espelha o compromisso social inerente à missão de serviço público que a Câmara Municipal assume, permitindo às famílias dos jovens estudantes atenuar os significativos encargos financeiros que o ensino superior acarreta e que a Ação Social Escolar do Ensino Superior não satisfaz totalmente, ao contrário do que se verifica no Ensino Obrigatório (Secundário) onde, apesar de alguns constrangimentos, os encargos são menores e os apoios sociais mais acessíveis, generalizados e, alguns, gratuitos.

Sendo o ingresso no Ensino Superior uma decisão formativa individual, a atribuição das referidas bolsas, sem qualquer obrigatoriedade legal por parte da Autarquia, assume-se como prioridade estratégica da Câmara Municipal de Ílhavo na formação académica dos jovens, na sua empregabilidade e no desenvolvimento económico do Município.

Ainda de acordo com o Regulamento Municipal das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, a Câmara Municipal de Ílhavo, considerando o “Estudo da Empregabilidade no Município de Ílhavo” realizado pelo Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego (SAFE), definiu as áreas prioritárias da formação superior, no que toca à integração no mercado de trabalho no Município de Ílhavo:

1. Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção (eletricidade, eletrónica, mecânica, engenharia civil, gestão industrial, soldadura, técnico AVAC – aquecimento, ventilação e ar condicionado, desenho industrial, desenho técnico de maquinação, manutenção industrial, telecomunicações);

2. Ciências Sociais, Comércio e Direito (gestão comercial, marketing e controlo de qualidade);

3. Ciências, Matemática e Informática (informática, artes do som e imagem).

O período de candidaturas decorre de 20 de setembro a 29 de outubro de 2021, através do preenchimento do formulário online no site da Câmara Municipal de Ílhavo, presencialmente ou através da entrega do formulário, via CTT, para a Câmara Municipal de Ílhavo – Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (Av. 25 de Abril – 3830-044 Ílhavo).

Câmara de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.