Área de Acolhimento e Inovação Empresarial (AAEIE) da Gafanha de Aquém.

O ‘Regulamento municipal de venda de lotes da Área de Acolhimento Empresarial e Inovação da Gafanha de Aquém (AAEIGA)’, no concelho de Ílhavo, é hoje publicado em Diário da República, entrando em vigor no dia seguinte.

Uma zona de expansão industrial implantada no topo norte do aglomerado, na transição entre a área habitacional da Gafanha de Aquém e a antiga Colónia Agrícola da Gafanha.

Constituída por 15 lotes, inclui já os edifícios municipais destinados a equipamento/serviços (armazéns gerais da Câmara, Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e ecocentro).

Já os lotes de 4 a 15 encontram-se livres de construção e destinam-se a ser alienados para construção. “O projeto tem como perspetiva e objetivo o reforço das condições para a inovação empresarial” no município “com a criação de estruturas para a instalação e fixação/relocalização de empresas que desenvolvam e potenciem, de forma inovadora e tecnologicamente diferenciadora”.

Nesse sentido, espera-se acolher “atividades relacionadas com sectores económicos estruturantes para o município” nas áreas das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), indústria e transformação agroalimentar, indústria e Economia do Mar e indústria transformadora de materiais.

A construção da AAEIGA representou um investimento total de 1 milhão de euros, dos quais 514.420 euros correspondem a aquisição de terrenos para o respetivo loteamento e 482.852 para a construção da Área de Acolhimento e Inovação Empresarial e das suas infraestruturas.

Encargos que contam com apoios de fundos comunitários do Portugal2020, através do FEDER/Centro 2020 pelo valor elegível de 474.397 euros e comparticipado a 85 % (valor FEDER: 443.090 euros).

Um “investimento para incentivar a criação, instalação, deslocalização e relocalização de empresas no Município de Ílhavo, bem como para potenciar o aumento da empregabilidade no território.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).