Ílhavo: 100 dias de governação “Unir Para Fazer”

1066
Tomada de posse de João Campolargo como presidente da Câmara de Ílhavo.

Hoje, cumprem-se 100 dias de governação do Movimento de Cidadãos Eleitores Independentes “Unir Para Fazer” na Câmara Municipal de Ílhavo.

No dia 26 de setembro de 2021, os Ilhavenses manifestaram, através do voto, a vontade de mudar a gestão do Município, entregue há mais de duas décadas ao PSD, confiando a governação autárquica ao independente João Campolargo.

Na cerimónia de tomada de posse, no dia 17 de outubro, João Campolargo assumiu o compromisso de “dialogar com as diversas forças políticas, respeitando as ideias divergentes, acolhendo contributos convergentes e procurando consensos geradores de ação positiva”.

Sublinhou que as pessoas são “a primeira prioridade”, sendo o desenvolvimento da qualidade de vida da população o meio para construir uma comunidade coesa, justa e solidária.

Ouvir as pessoas, ouvir as suas ideias e acolher as suas sugestões e propostas, tem caracterizado a governação destes 100 dias, cumprindo, assim, a promessa de fomentar a participação cívica ativa.

O primeiro dia desta governação (18 e outubro) começou antes de o sol nascer. Às 6h45, nos Armazéns Gerais da Câmara Municipal, na Gafanha da Aquém, o novo Executivo, constituído pelo presidente João Campolargo, o vice-presidente João Semedo e a vereadora Mariana Ramos, cumprimentou cada colaborador junto à entrada para o serviço.

“A mensagem foi clara: todos os colaboradores da autarquia contam! Procurar a equidade é um dever da gestão e da governação locais, pois só assim desempenhamos, de forma eficaz, o nosso papel de serviço público”, explica João Campolargo.

Esta ação representou o início de um conjunto de reuniões e encontros com as diversas estruturas da Câmara Municipal de Ílhavo que serviram para conhecer e compreender a realidade interna, permitindo reavaliar, reorganizar, compor e implementar novos procedimentos e metodologias de intervenção e desempenho funcionais.

“Ouvimos as estruturas e os profissionais da autarquia, que partilharam connosco os projetos, mas também as suas necessidades, as suas vontades, as suas capacidades e as suas limitações. Com base nestes contactos iniciais, e tendo sempre presente os nossos objetivos, as nossas convicções e os princípios que norteiam a nossa missão e visão autárquicas, fomos implementando novas formas de ação e de desempenho, com o objetivo de prestar um melhor serviço ao município e à comunidade, melhorando a eficácia dos nossos colaboradores e a eficiência dos seus resultados”, frisa João Campolargo.

Após 100 dias de trabalho, enquanto Presidente na Câmara Municipal de Ílhavo, o autarca faz “um balanço muito positivo”.

“É muito positiva a capacidade que a equipa tem manifestado em colocar em práticas algumas das metas do programa ‘O Nosso Compromisso’. Destaco também o trabalho, o empenho e o entusiasmo dos colaboradores da autarquia em contribuir para uma governação mais eficiente e mais próxima das pessoas. Em conjunto, fomos capazes de apresentar, em apenas 30 dias, o novo Orçamento. Este documento reflete o respeito pelos compromissos assumidos pela instituição, a capacidade de ouvir as pessoas e as metas do programa em relação à Coesão Social, à Economia, à Cultura e ao Ambiente”, salienta.

João Campolargo destaca ainda que “a confiança da comunidade, através da participação nos fóruns, da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, e nos vários canais de comunicação, tem sido preponderante para a governação que se pretende eficiente, transparente e justa para todos”.

“Continuaremos focados na ética de serviço, na governação com impacto no presente e no futuro das pessoas e na promoção de uma governação aberta e participada. Ambicionamos um Município próspero e moderno alicerçado num exemplar trabalho de cooperação com as juntas de freguesia e várias associações e entidades locais e regionais. Queremos continuar a fazer história através de uma política de esperança. Sabemos que, através da nossa visão, compromisso e trabalho, ‘temos uma história a contar que não é apenas contra alguma coisa, mas é por alguma coisa’”, conclui João Campolargo.

Cumprem-se também, hoje, 100 dias de governação da Junta de Freguesia de São Salvador, presidida por João Braga, e de representações na Assembleia Municipal, e nas Assembleias de freguesia da Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação.

Movimento de Cidadãos Eleitores Independentes “Unir Para Fazer”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.