Identificado sexagenário que usava armadilha ilegal para caçar aves

825
Apreensão de armadilha (GNR).
Comercio 780

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santa Maria da Feira identificou, esta semana, na freguesia de Sanguedo, um homem de 64 anos por uso de mecanismo de caça não autorizado.

Segundo um comunicado, no decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas, os militares detetaram dois mecanismos de caça, com recurso a meio não autorizado (armadilha), bem como duas gaiolas com alçapão, contendo no seu interior duas aves (pintassilgos).

Ainda no mesmo local, encontravam-se duas gaiolas com dois chamarizes, usados para atrair outras aves.

No decorrer desta ação, foi, também, fiscalizado um anexo onde o suspeito tinha em cativeiro um pintassilgo acabado de capturar. A GNR apreendeu no local as duas gaiolas de alçapão.

Já as aves foram recolhidas e entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para restituição ao habitat natural.

“O suspeito assumiu a propriedade dos mecanismos de caça e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira”, refere o comunicado.

A Guarda aproveita para relembrar “que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegética e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.”

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.