Ideias para criar palavras-chave fortes e seguras

1271
Imagem: Pixabay.
Dreamweb 728×90 – Video I

Criar uma senha pode ser uma tarefa aborrecida e muitas vezes indiferenciada. No entanto, a composição considerada de uma palavra-chave vai garantir a integridade dos seus acessos.

Com essa ideia em mente, preparamos algumas sugestões de senhas fortes para mantê-lo um passo à frente de senhas vulneráveis.

Como é composta uma palavra-chave forte?

Por definição, uma palavra-chave forte é composta por mais de 8 caracteres e uma combinação aleatória de diferentes tipos de símbolos, letras e números. Boas práticas na gestão de palavras-chave vão reforçar a segurança aos seus acessos e evitar tempo a recuperar senhas esquecidas. 

Na altura de criar palavras-chave, é importante armazená-las de forma segura através de gestores de senhas para evitar tempo a redefini-las novamente. Segundo uma pesquisa realizada sobre o tempo perdido em redefinir senhas, esta foi uma das maiores frustrações entre os utilizadores inquiridos em atividades aborrecidas que ocorrem no cotidiano. Ainda segundo a apuração, 76% dos interrogados dos Estados Unidos já passaram pela experiência de ter contas bloqueadas após várias tentativas de acesso.

Fonte: Pixabay

Escolha palavras aleatórias 

Sem grande surpresa, uma das formas mais conhecidas para aumentar caracteres à senha é através de palavras aleatórias. Adicionar 3 ou 4 palavras sem um fluxo natural entre si é um começo para criar uma boa password. No entanto, é importante escolher um conjunto de palavras que não sejam óbvias. Uma boa ideia é, por exemplo, misturar palavras de atividades, jogos, filmes ou destinos favoritos para criar uma palavra-chave mais fácil de memorizar.

Usar uma frase secreta

Se as palavras-chave não funcionarem, pode pensar numa frase secreta que seja fácil de memorizar e bastante pessoal. A frase secreta também deve seguir algumas regras para garantir a sua segurança, especialmente na combinação de símbolos, números e maiúsculas. Pode usar, por exemplo, uma frase com referências a momentos significativos da sua vida, garantindo que mais ninguém conseguirá adivinhar.

Criar um acrónimo

Formar palavras com as letras iniciais de uma sequência de palavras é uma forma inteligente que vai facilitar a memorização em qualquer acesso. A utilização de acrónimos vai muito além da linguística e estes podem ser usados para criar senhas fortes. É recomendado formar sequências pessoais que só a própria pessoa saiba, de forma a evitar acrónimos populares, provavelmente muito usados em passwords.

Desenvolver uma fórmula própria 

Se for uma pessoa criativa que prefere desenvolver uma fórmula própria para os vários acessos, pode pensar em desenvolver um mecanismo pessoal para formular as palavras-chave. Desde cálculos matemáticos, uso de frases secretas ou acrónimos, usar um método de pensamento próprio nas passwords irá garantir que todas estas são inteiramente o produto da inteligência e praticamente impossíveis de decifrar.

Utilizar gestores de palavras-chave

Uma ferramenta que se tem tornado como um serviço de gestão essencial para muitos utilizadores são os gestores de palavras-chave, onde atualmente é possível encontrar várias plataformas disponíveis para todos os tipos de utilizadores. Estes possuem funcionalidades bastante complexas que permitem gerir as palavras-chave de forma simples e com a segurança no foco central, com a capacidade de armazenamento de dados e acesso inteiramente encriptografados. O melhor de tudo é que permitem criar passwords totalmente aleatórias e gravá-las de forma imediata para um acesso simples.

Implementar boas práticas de segurança na internet é uma prioridade essencial para os dias de hoje. As várias tentativas de ataques e intrusão às contas dos utilizadores requerem uma atenção elevada e constante para garantir toda a segurança nos seus acessos. Considere as várias ideias para a criação de palavras-chave e descubra o quão simples é manter este hábito, garantindo assim que os seus acessos estejam sempre devidamente protegidos.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.