
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) lançou um concurso público para executar a empreitada de remodelação do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.
O aviso publicado esta segunda-feira em Diário da República dá conta que o valor do preço base do procedimento é de 3 milhões de euros.
A administração da ULS RA aponta para um prazo de execução do contrato de 300 dias.
O investimento tem apoios de fundos europeus, nomeadamente através de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As empresas que eventualmente estejam interessadas em concorrer têm um mês para apresentar propostas. “Essa é a nossa primeira preocupação”, assumiu a presidente da administração da ULS RA em declarações a NotíciasdeAveiro.pt, lembrando as “dificuldades” atuais em encontrar empreiteiros disponíveis.
“Uma obra grande mas necessária”, acrescentou Margarida França, assegurando que vai “ficar uma maternidade nova”.
A fase de execução obrigará a “planeamento cuidado”, possivelmente com avanço para fases para reduzir o impacto no serviço, que se pretende manter funcional.
A requalificação permitirá, por exemplo, dotar no piso dois do edifício que acolhe a prestação de cuidados de saúde no parto, pós-parto e ginecológicos de melhores condições para acompanhamento por parte do familiar da parturiente a, inclusivamente, pernoitar, bem como “a uma alteração profunda” para criar quartos de duas camas.
Segundo o memorando técnico, “o projeto tem como objetivo a melhoria dos padrões de qualidade, o reforço dos níveis exigidos, bem como a otimização de recursos e a colmatação das necessidades existentes”.
- Com o novo programa funcional, o serviço passará de 48 camas, dispostas em enfermarias duplas e triplas, a 36 camas, dispostas em enfermarias individuais, duplas e quartos de isolamento;
- Revisão de todas as infraestruturas, com uma nova rede elétrica, informática, AVAC, rede de deteção de incêndios e redes de águas e esgotos;
- Previstas instalações sanitárias dedicadas a cada uma das enfermarias, ficando estas unicamente com duas camas.
Projeto de ampliação do hospital adjudicado no Verão
A ULS RA prevê adjudicar a elaboração do projeto da obra de ampliação hospitalar nas próximas semanas, informou Margarida França.
“Estamos a preparar o relatório final para adjudicação, temos o relatório preliminar pronto. Um concurso difícil, com esclarecimentos a concorrentes. Estamos a preparar a resposta para depois seguirmos em frente”, referiu a presidente do conselho de administração apontando para o desfecho desta fase durante o Verão. Seguir-se o ‘visto’ do Tribunal de Contas.
Artigos relacionados
Projeto de ampliação do hospital de Aveiro custa 2,2 milhões
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






