Hospital de Aveiro reforça atendimento e meios do Serviço de Urologia

961
Serviço de Urologia do CHBV.
Comercio 780

Depois do reforço de médicos especialistas, o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) sofreu uma reformulação para “aumentar a resposta, diferenciação e qualidade da sua prestação”, refere a administração em comunicado, garantindo que “os primeiros resultados estão já à vista.”

No início do mês de outubro passaram a ser prestados cuidados da especialidade no Serviço de Urgência (de segunda a quinta feira, das 08h00 às 20h00 e à sexta-feira, das 08h00 às 14h00), evitando transferências para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O CHBV ambiciona “transformar a Urologia” da unidade “num serviço de referência e capaz de acompanhar as necessidades da população ganha novo fôlego não só com a oferta de prestação de cuidados urológicos urgentes, mas também com o início da realização de um procedimento cirúrgico inovador que, por isso, traz forte diferenciação”.

Este mês, começou a ser utilizado o dispositivo iTind (tratamento da hiperplasia benigna da próstata), em ambulatório. Uma forma de “tratar os sintomas urinários, preservando a função sexual e que, por ser minimamente invasivo, aporta maior conforto e mais rápida recuperação aos doentes”, explica Maria José Freire, médica urologista, recém-chegada, salientando que Aveiro é a primeira instituição do SNS a colocar este dispositivo.

Na área da prevenção e sensibilização, o CHBV vai comemorar a iniciativa ‘Novembro Azul’ com atividades para partilhar conhecimento e assimilar estilos de vida saudáveis, com foco nas chamadas doença do homem.

Discurso direto

“Faz todo o sentido que um Hospital que serve uma população tão vasta como a da Região de Aveiro, tenha resposta para situações de urgência urológica. Ainda não é possível assegurar escalas de 24 horas, mas consideramos bastante significativo este passo, que, com toda a certeza, vai ter um impacto muito positivo na vida das pessoas” – Hugo Antunes, Diretor do Serviço de Urologia.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.