Hospital de Aveiro prepara reforço da Unidade de Cardiologia

1060
Hospital de Aveiro.

A Unidade de Cardiologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC) do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que entrou em atividade em maio deste ano, alcançou um aumento relativamente ao primeiro trimestre, “muito particularmente ao nível das angioplastias”, procedimento médico, minimamente invasivo, que permite desbloquear uma artéria que está total ou parcialmente obstruída e repor o fluxo normal de sangue (antes da abertura desta unidade, as intervenções eram realizadas nos Hospitais de Coimbra, Gaia e Porto).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado hospitalar, nos últimos três meses ocorreu um incremento de 46,2% no número de angioplastias e de 12.5% a nível das coronariografias (procedimento médico que permite identificar obstruções nas artérias coronárias).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

“Adicionalmente, tem-se abordado doentes e doença cada vez mais complexa, com o nível de performance expectável à luz do atual estado de arte na Cardiologia de Intervenção”, acrescenta o CHBV para quem os números apresentados “são reveladores da maturidade crescente da equipa da UDIC”, que tem realizado a sua atividade autonomamente, com a supervisão da equipa médica com afiliação ao Centro Hospitalar Universitário de Santo António, do Porto, que auxiliou na formação para “não só expandir a equipa, mas também a atividade, e diferenciar ainda mais a prestação de cuidados ao nível do diagnóstico e da intervenção cardiovascular.”

A atividade clínica da UDIC decorre atualmente durante três tardes da semana, num período de 6 horas (das 14:00 às 20:00), sendo que o “objetivo é que vá crescendo, de forma sustentável, para que, a médio prazo, possa responder às reais necessidades da população da Região de Aveiro.”

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.