Heliotextil desenvolve dispositivos eletrónicos para roupas

2628
Imagem Heliotextil.
Comercio 780

A Heliotextil está a desenvolver “adesivos têxteis inovadores, destinados à incorporação de dispositivos eletrónicos em roupas” no âmbito do projeto ‘CONDADE: Inovadores adesivos têxteis condutores’.

A empresa de S. João da Madeira espera “ultrapassar falhas no processo produtivo a nível da falta de condutividade, flexibilidade, aderência e compatibilidade com as temperaturas de transferência e a resistência à lavagem”

O projeto, que permitiu criar um laboratório de Investigação & Desenvolvimento (I&D) dedicado a materiais, é executado em copromoção com a Universidade de Aveiro (UA) para conseguir “equipamentos e materiais adequados, abrangendo diversas atividades de estudo inovação sobre polímeros e processos, investigação industrial e aplicação prática.”

Cofinaciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, conta com um investimento elegível de 2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1,5 milhões de euros.

Discurso direto

“O projeto CONDADE surgiu da necessidade da Heliotextil de desenvolver adesivos especiais para aplicações inovadoras dos seus processos industriais, entre elas, a eletrónica impressa. Trouxe a possibilidade de desenvolver e conhecer melhor a ciência por de trás dos adesivos têxteis que utiliza na nossa atividade industrial. Além disso a colaboração com a Universidade de Aveiro revelou-se essencial para a conceção do projeto e desenvolvimento de soluções inovadoras” – David Macário, Innovation Manager na Heliotextil.

Mais informações na newsletter do Programa COMPETE

Sobre a Heliotextil

A Heliotextil é uma empresa portuguesa fundada em 1964. Detém uma unidade industrial moderna instalada numa área coberta superior a 10.000 m2, empregando cerca de 110 pessoas. Cria, desenvolve e produz soluções relacionadas com acessórios para personalizar, decorar e funcionalizar diferentes produtos, desde industriais a produtos finais como: Vestuário, Têxtil-lar, Roupa de trabalho e de proteção, Desportos, Calçado, Automóvel, Embalagens, Promocional, entre outros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780