‘Happy Hour’ dos museus de Aveiro destaca antiga fábrica da Fonte Nova

1323
'Happy Hour', Aveiro.
Comercio 780

A Câmara de Aveiro promove mais uma sessão do ‘Happy Hour’ dos museus com a abordagem a José de Pinho e a Fábrica da Fonte Nova.

Dia 26 de setembro, a partir das 18:30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.

Uma visita comentada onde se falará do Aveirense José de Pinho (Aveiro, Vera Cruz, n. 13 de agosto de 1874 – f. 4 de dezembro de 1964) foi um homem de singular sentir, aveirense de gema, cagaréu, empenhado no sucesso e elegância da sua urbe.

Nascido no seio de uma família humilde, é referido por D. João Evangelista, Bispo de Aveiro, como sendo uma majestosa figura que metia respeito a todos e não metia medo a ninguém. “Artista de raça”, como é nomeado no jornal Campeão das Províncias, em 1907, destacou-se na mestria com que coloriu as faianças da Fábrica da Fonte Nova.

A fábrica, criada pelos irmãos Silva Mello Guimarães, em 1882, seria a primeira oficina na qual o temperamento perfecionista e minucioso de José de Pinho começa a germinar, permitindo-lhe desenvolver a sua apetência para a pintura e, através dela, deixando-nos um importante legado que importa conhecer e valorizar.

Mais informações em https://www.facebook.com/events/2673281649400627/

Publicidade, Serviços & Donativos