Aveiro: Conjunto habitacional na antiga Luzoestela já tem projetista

8661
Urbanização na antiga Luzoestela.

O ateliê de arquitetura AND_RÉ venceu o concurso público de conceção para a elaboração do projeto do conjunto habitacional a custos controlados a construir nos terrenos da antiga fábrica da Luzoestela, a nascente da estação da CP de Aveiro.

A dupla Bruno André e Francisco Ré, com escritórios no Porto, assinou na região o premiado projeto Centro de Artes de Águeda.

O gabinete de arquitetura partilhou as primeiras imagens do conjunto habitacional promovido pelo IHRU – Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana.

O valor base dos honorários relativos à prestação de serviços de elaboração dos projetos é de 919.500 euros.

O terreno da antiga Luzoestela, que tem uma área de 14.612 metros quadros, receberá um conjunto de edifícios com um máximo de seis pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações.

A intervenção prevê um total de 108 fogos e 500 metros quadrados de comércio (área bruta de construção acima do solo de 12.000 metros quadrados).

Segundo o IHRU, este empreendimento “destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a custos controlados”.

O valor estimado da construção ronda os 16 milhões de euros (19 milhões de euros de investimento total).

Nove trabalhos de conceção de arquitetura foram apresentados ao concurso do IHRU que entregou prémios no valor total de 22.000 euros.

O concurso contou com a assessoria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e com o apoio e a colaboração do Município de Aveiro.

Urbanização da antiga Luzoestela, Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.