“Há dias assim”: Pelo percurso dos ‘3 Rios’

1712
Fotografia de António Garcia (Percurso dos 3 Rios).

Embora alguns pingos nos acompanhassem, foi de facto um sentir de sensações, pelas recordações, mas também pela beleza encantadora desta parte do trilho.

Por António Garcia *

Em dia de chuva, chuvinha, resolvi reencontrar emoções em espaços onde fui feliz (haverá algum sítio por onde passei onde não fui feliz?): o percurso dos 3 Rios, um dos mais bonitos que eu conheci, embora continue na categoria de “desafiante”.

Com início na Ribeira de Fráguas, em direcção da simpática e dinâmica aldeia de Vilarinho de S. Roque, foi um saltitar entre moinhos e açudes, por levadas outrora motoras de mós que “milagravam” o milho e o trigo em farinha. Tempos…

Foi seguir o Rio Filveda até chegar à Quinta da Ribeira onde nos encantámos com um parque de lazer bem arranjado, respeitando a natureza e onde os moinhos reinam (moinhos todos a funcionar).

O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes. Mais à frente encontrámos o Cabouco, antiga mina onde existia uma roda motriz movida pela água do Açude dos Ingleses. Esta roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, primeiro testemunho arqueológico da indústria mineira.

Embora alguns pingos nos acompanhassem, foi de facto um sentir de sensações, pelas recordações, mas também pela beleza encantadora desta parte do trilho, digamos de passagem, com uma necessária tecnicidade (não aconselhado em dias de grandes chuvas).

Ao chegar aos pés da aldeia de Vilarinho de S. Roque, ficámos por um pequeno terraço de uma casa abandonada, ao abrigo, para um piquenique saudável.

E como a chuva redobrou de intensidade, abandonámos a ideia de completar o percurso e resolvemos regressar pelo mesmo caminho. E assim foi, não sem desviar alguns grelos de segunda colheita para o jantar (espero que a boa gente de Vilarinho nos perdoe).

Mesmo encurtados, ainda foram 9 km, com muita tecnicidade neste que foi um vai e vem.

É a 5ª vez que percorro este trilho (desta vez foram só 9 Km) e, confesso-vos, que o encontro sempre diferente e venho sempre completamente seduzido e envolvido por um bem-estar maravilhoso.

Fotografia de António Garcia (Percurso dos 3 Rios).

* Trabalhou como director – responsável de sector social & cultural. https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9

Artigos relacionados

“Há dias assim”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.