Guia com Inteligência Artificial ajuda turistas

1469
Zoomguide.
Comercio 780

A Zoomguide, uma ‘star up’ incubada em Aveiro, lançou no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, o seu guia cultural baseado em inteligência artificial.

A partir de fotografias tiradas com telemóvel, será possível conhecer as histórias por trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos.

A plataforma digital permite a organizações como museus, monumentos, palácios e cidades “dar conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar.”

A empresa foi criada em 2020 para “tornar a descoberta da arte, cultura, história mais acessível, imersiva e capaz de cativar novos públicos”.

Há dois anos, venceu o concurso ‘Tourism Explorers 2020’, considerado o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo. Mais recentemente, foi distinguida pelo ‘Aveiro Urban Challenges’, na categoria de ‘Guia Turístico Inclusivo’.

A ‘start up’ foi incubada na Universidade de Aveiro Incubator e na Startup Lisboa.

Funcionalidades

» Os turistas utilizam a zoomguide através de uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, que permite que estes tirem fotografias com o seu telemóvel a pontos de interesse e recebam conteúdos multimédia variados (áudio, vídeo, texto, realidade aumentada, imagens e vídeo 360º, multi-idioma) que complementam a visita a espaços turísticos e culturais e a tornam numa experiência verdadeiramente imersiva;

» As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma a identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse – é uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou códigos de barras, uma vez que consegue reconhecer os próprios objetos e espaços através das suas características inerentes.

Artigo relacionado

‘Zoomguide’ vence concurso nacional ‘Tourism Explorers’

Publicidade, Serviços & Donativos