Grupo de Escoteiros de Aveiro atingiu o maior prémio de qualidade da associação

3389
Grupo de Escoteiros de Aveiro.

O Grupo de Escoteiros de Aveiro atingiu no ano escotista de 2017/2018, o grau platina do Prémio Escotismo de Excelência.

Desde 2015 que o Grupo se tem candidatado a este prémio, tendo atingido o grau prata em 2015, ouro em 2016 e 2017.
Este sistema de avaliação de qualidade quantifica diversos fatores relevantes e que distinguem os grupos, graduando a qualidade do escotismo neles praticado.

O progresso dos elementos, a participação parental, o crescimento, a formação dos dirigentes, a organização administrativa, o envolvimento associativo, a qualidade das atividades, entre outras, são fatores decisivos para esta avaliação.

O Grupo de Aveiro transformou-se num grupo de referência na Associação dos Escoteiros de Portugal, tendo atingido uma prémio atribuído apenas a mais três grupos de escoteiros a nível nacional.

Os dirigentes do Grupo atribuem este reconhecimento à participação dos encarregados de educação que considera exemplar, o que se traduz no progresso pessoal dos seus elementos, sendo o grupo que mais solicita atribuição de medalhas de assiduidade.

Outros factores como a participação em todos os desafios regionais e nacionais, a participação na coordenação de diversas a atividades nacionais e regionais, a excelente relação com entidades e poder local, são também relevantes para esta distinção de qualidade.

O Grupo tem neste momentos 4 dirigentes em órgão regionais e nacionais, 2 dirigentes a chefiar contingentes para participação em actividades internacionais, 1 dirigente a representar as associações juvenis no município na CPCJ de Aveiro. É o único grupo na associação que tem todos os dirigentes nomeados com formação avançada e teve um crescimento de quase 40% do efetivo desde 2017.

Grupo de Escoteiros de Aveiro