Grupo de Ação Local galego faz intercâmbio com municípios piscatórios da região

339
Visita de pescadores galegos a Ílhavo.
TA728

Uma delegação do Grupo de Ação Local do Sector das Pescas (GALP) do Golfo Ártabro Norte (Galiza, Espanha) visitou o concelho de Ílhavo.

A deslocação aconteceu no âmbito de um “intercâmbio de experiências” com zonas piscatórias da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

No concelho ilhavense, a comitiva galega, que integrava pescadores e mariscadores, ficou a par, entre outras atividades, do projeto financiado por fundos europeus “Ostras e Outros Bivalves da Ria de Aveiro – Município de Ílhavo”.

O periplo, que levou os participantes a locais de produção de ostra e ficar a par da apanha de bivalves, incluiu um encontro com representantes da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA)

Os elementos do GALP do Golfo Ártabro Norte estiveram, também, no mercado da Costa Nova “a conhecer com maior detalhe as formas de controlo da qualidade do marisco confecionado, além das zonas de crus e de diversos”.

A visita incluiu o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos para conhecer o trabalho de pesquisa científica nas áreas da aquacultura e do mar.

O grupo galego visitou, também, a lota e o Museu Marítimo de Ílhavo.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.