GNR apreendeu 1.788 kg de bivalves imaturos em Estarreja

8366
Fiscalização da GNR.
Comercio 780

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro da GNR apreendeu hoje, em Estarreja, 1.788 quilos de bivalves vivos por serem considerados imaturos.

A carga, no valor de 18.088 euros, foi detetada na localidade de Salreu no decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de transporte e comercialização de bivalves.

Segundo um comunicado, os militares da Guarda abordaram a viatura que transportava 1.768 quilos de amêijoa-japonesa e 20 quilos de amêijoa-boa, constatando que não respeitavam o tamanho mínimo para poderem ser comercializadas.

Coima pode chegar aos 125 mil euros

Foi identificado o condutor do veículo, um homem de 64 anos, e a respetiva empresa, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 125.000 euros.

Os bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

“A GNR alerta que, para se garantir a sustentabilidade do pescado e do sector, é importante que todos, desde o consumidor ao pescador, percebam a vulnerabilidade deste tipo de espécies, sendo da máxima importância a captura e comercialização deste recurso, dentro das medidas regulamentares”, conclui o comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos