Gerir pessoas em tempos de pandemia

499
Trabalho em pandemia.
Livro728

A Covid-19 trouxe nos, efetivamente, uma transformação a vários níveis, sendo um deles, nas empresas. Ninguém estava de todo preparado e todos tivemos que nos adaptar num curto período de tempo ,carregado de muita ansiedade e pressão.

Por Maria José Silva *

A empresa pós-Covid 19 será certamente preparada para a improvisação em função das circunstâncias.

É certo que os desafios são imensos! É um momento crucial para se poder ajustar e formar verdadeiros líderes. Deste modo, só com perfis pró-ativos se consegue motivar e promover uma boa energia positiva nas equipas.

Desde sempre, que a Gestão de Recursos Humanos foi importante nas organizações, contudo cada vez mais tem vindo a desempenhar um papel fulcral na vida das pessoas e da sua organização.

No último ano, todos nós temos vindo a enfrentar novos desafios constantes e uma nova realidade que veio para ficar durante muito tempo, acabando por atingir diretamente os gestores.

Para as empresas que possuem uma cultura, essencialmente, focada na proximidade, o distanciamento foi sem dúvida a maior dificuldade e preocupação.

Deste modo, a motivação, o foco e a produtividade foram fatores substancialmente relevantes que estiveram em questão ,uma vez que existe uma pressão enorme em se manter a mesma qualidade e rigor do trabalho.

Em prol disso, as empresas tentaram se focar na cultura empresarial, em estimular e impactar as equipas com um “ADN” motivador para que se conseguisse atingir os resultados pretendidos.

Considero que a Covid-19 provocou um forte impacto a nível geral, mais especificamente a nível digital, uma vez que tivemos que ajustar o trabalho (o local de trabalho passou a ser onde a pessoa está e não um local fixo), as escolas, tudo à nossa volta para esse género de formato, sempre que possível, claro.

Esta pandemia levou nos a perceber então, que o valor de cada pessoa determina o valor diferenciador de uma organização.

O mundo mudou-nos … agora nós é que temos de alterar ou readaptar a nossa forma de trabalhar e de viver!

* Estudante/Finalista da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos – Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.