Garantindo a sustentabilidade corporativa com software de partilha de carros

416
Partilha de viaturas.

Você já deve ter ouvido a expressão “sustentabilidade corporativa” em algum momento. É a capacidade da empresa de se manter à tona por muito tempo, levando em consideração fatores económicos, ambientais e sociais.

Uma empresa comprometida com a sustentabilidade corporativa se esforça para atender às necessidades dos clientes e garantir que as gerações futuras também atendam às suas necessidades.

O modelo de partilha de carros não é mais exótico. Este é um serviço que permite alugar um carro por um curto período de tempo, pagando apenas pela utilização efetiva do veículo.Do ponto de vista empresarial, um sistema de compartilhamento de carros é um processo complexo que requer um planeamento competente. Softwares especializados ajudarão a garantir a gestão adequada do negócio, bem como a sustentabilidade corporativa.

A indústria de carsharing está sujeita a mudanças de ano para ano e tem acelerado desenvolvimento devido ao surgimento de novas tecnologias. O software de partilha de carros garante uma gestão eficiente da frota de veículos, permite automatizar processos e otimizar o uso de recursos. Depois de ler o artigo, você aprenderá como funciona o software empresarial, quais são suas vantagens e funcionalidades.

Como funciona o software corporativo de partilha de carros?

O software corporativo para partilha de carros executa muitas funções. Para trabalhar com mais eficiência, é necessário utilizar um sistema que execute funções complexas. Mas na maioria das vezes existem vários tipos de software:

  1. Um sistema de gestão de frota que proporciona controle efetivo dos veículos, auxilia no rastreamento dos carros disponíveis e reservados, mantém registos das transações e distribui corretamente os carros entre os clientes.
  2. O sistema de reservas permite automatizar o processo de reserva e faturação do automóvel, bem como acompanhar o tempo de utilização do automóvel. Usando esses sistemas, você pode conectar funções de pagamento online integrando-as com módulos financeiros.
  3. Sistema de geolocalização e monitorazação para rastrear a localização de um carro alugado. O sistema permite acompanhar a movimentação do carro em tempo real, para que em caso de imprevisto, por exemplo, roubo, você possa tomar medidas oportunas.
  4. O sistema de análise e relatórios permite ver o quadro completo de funcionamento. Com a sua ajuda são recolhidas todas as informações sobre o trabalho da empresa, o número de reservas e a frequência das reservas de cada carro. Como resultado, você pode baixar um relatório detalhado para desenvolver uma estratégia empresarial.
  5. Sistemas de gestão de manutenção e reparação. Com a ajuda desses sistemas, você pode agendar uma inspeção de rotina em seu carro, evitando quebras e paradas. Ao configurar alertas especiais, o gestor sabe sempre com antecedência a data da próxima manutenção, desativando o carro da lista de reservas.

Usar um programa de partilha de carros significa garantir controle total sobre o seu negócio. Isto é possível graças à presença de funções básicas:

  • Gestão de frota. Isso inclui não só monitorizar a disponibilidade dos veículos e rastrear sua localização, mas também distribuir os carros em diferentes pontos da cidade onde há demanda.
  • Reserva. Através desta função, o cliente pode selecionar um carro adequado e reservá-lo – todos os dados são apresentados na sua conta pessoal.
  • Cobrança. Dependendo da marca e do tempo de uso do carro, o programa calcula automaticamente o valor do serviço e exibe na tela do usuário. A integração do programa de car sharing com módulos bancários permite ao cliente pagar o aluguer de forma independente através de cartão de pagamento.
  • Análise. Com esta função, o empresário pode sempre ver a situação de trabalho em tempo real e responder a problemas anormais. Nesse caso, você pode enviar o relatório para a tela, em vez de armazenar toneladas de papéis.
  • A gestão da manutenção garante que as inspeções sejam realizadas em tempo hábil, o que evita quebras dos veículos. Quando a máquina fica ociosa, o proprietário da empresa perde dinheiro e a empresa incorre em prejuízos.

Um exemplo de implementação bem-sucedida de software corporativo de partilha de carros foi a empresa alemã car2go, que fornece serviços de partilha de carros em áreas urbanas da Europa e da América do Norte. aplicativo car2go foi desenvolvido para múltiplas plataformas móveis e vários idiomas. Ou seja, os clientes poderiam ver novos recursos convenientes ou expansão da cobertura para uma nova cidade a cada semana. A empresa cobrava tarifas por minuto, oferecia descontos e promoções não só para diárias, mas também para clientes horistas, e as tarifas já incluíam combustível, seguro e estacionamento em zonas especiais da cidade. Ao mesmo tempo, o aplicativo poderá ser utilizado não só por moradores locais, mas também por turistas, fornecendo como documento um visto ou autorização de residência. Claro, além da carteira de motorista. A Car2go contava com 3,6 milhões de clientes cadastrados somente em 2017.

Benefícios de um programa corporativo de partilha de carros

Muitos proprietários de empresas de partilha de carros estão interessados ​​nos benefícios que obterão com o uso de um software de partilha de carros. As vantagens desse software podem ser listadas por muito tempo. Em primeiro lugar, pode ser utilizado para automatizar muitos processos que antes eram realizados manualmente. Por exemplo, reserva e faturação, registo de utilizadores e verificação dos seus documentos, do estado técnico do carro e de todos os fluidos. A automação permite reduzir o número de erros. Em segundo lugar, o programa de partilha de carros permite distribuir veículos de maneira ideal entre filiais em uma cidade ou país. Dependendo da demanda nas áreas, o proprietário entende se será mais lucrativo transferir o carro ou adquirir um novo para a frota desta filial.

Um programa corporativo de partilha de carros permite ao usuário acessar determinadas funções do seu negócio por meio da integração com o site, e permite administrar a empresa com competência. Isso aumenta a satisfação do cliente e simplifica o trabalho dos gestores da empresa. Usando o programa, você define tarifas aceitáveis ​​para cada modelo de carro. Você pode oferecer aos seus clientes um programa de fidelidade definindo descontos em determinados dias da semana ou feriados, atraindo assim mais usuários.

Outra vantagem de um programa de partilha de carros é que você pode escolher entre o que o mercado oferece ou contratar especialistas para desenvolver seu próprio software. Na maioria das vezes, a segunda opção é escolhida se você precisar de funções adicionais que não estão disponíveis nas opções de software padrão ou se sua empresa tiver alguns recursos especiais. Por exemplo, você está planeando expandir sua empresa e atualmente já usa determinadas soluções de software. Nem todos os programas padrão de partilha de carros têm capacidade de integração. Então, o desenvolvimento do seu próprio software permitirá que você organize todos os sistemas sem problemas ou interrupções nos negócios. Mas será muito mais caro do que o licenciamento de fornecedores terceirizados. Analise o trabalho da sua empresa, considere todos os prós e contras para entender os benefícios de desenvolver seu próprio programa de partilha de carros em vez de soluções prontas.

Em junho de 2011, foi criado o serviço de partilha de carros DriveNow. É uma joint venture entre o Grupo BMW e a locadora de automóveis Sixt SE. O serviço encontrou um problema ao abrir uma empresa em São Francisco. O fato é que o serviço gratuito de partilha de carros, que permite emitir e deixar veículos em qualquer lugar, conflituava com as regras de estacionamento da cidade. E em São Francisco eles forneceram vagas de estacionamento apenas para aqueles

programas de partilha de carros que obrigavam o cliente a devolver o carro exatamente onde o comprou. O serviço nunca conseguiu obter licenças de estacionamento e interrompeu os serviços na cidade de São Francisco. Isto demonstra a importância do envolvimento das empresas de partilha de automóveis com as autoridades locais, bem como da revisão cuidadosa das leis.

Posteriormente, o serviço foi lançado em outras cidades, onde utilizou um sistema especial de gestão empresarial. Com sua ajuda, a DriveNow poderia oferecer um pacote de serviços e além do partilha de carros, ofereceu aos usuários um desconto de 5% no custo das compras nas lojas da rede Billa. Essa abordagem aumenta a fidelização dos clientes e faz com que eles retornem aos serviços da sua empresa.

Recursos do software empresarial de compartilhamento de carros

Ao escolher um software de partilha de carros para uso comercial, aqui estão os recursos que você deve procurar:

* Reserva online: escolha flexível das características do carro e parâmetros de aluguer, possibilidade de definir períodos de aluguer;

* Navegação GPS: partilha da localização do carro, rastreando quilometragem, velocidade e outros parâmetros que permitem monitorizar a saúde do veículo;

* Base de clientes: cadastro e verificação de identidade, confirmação automática de transações e armazenamento de dados pessoais;

* Pagamento de serviços: cálculo e faturamento de aluguer, integração com diversos sistemas financeiros, como cartões bancários, carteiras eletrónicas, criptomoedas.

* Gestão de frota: monitorazação do estado dos veículos, notificações sobre a próxima vistoria e fiscalização, possibilidade de adicionar ou retirar carros da lista de reservas.

* Segurança: métodos de criptografia de informações, autenticação de usuários, restrições de uso do aplicativo apenas para usuários cadastrados e verificados.

* Relatórios: coleta de informações sobre todas as funções do programa, capacidade de gerar relatório para um determinado período, análise de dados sobre o sucesso das transações.

Além das funções principais, o software corporativo de compartilhamento de carros às vezes oferece aos usuários a oportunidade de instalar um aplicativo móvel. Com sua ajuda, o cliente visualiza e reserva os carros disponíveis, paga pelo serviço com comodidade e recebe notificações sobre descontos e promoções. Outra função que você pode oferecer aos seus clientes é a entrega do carro em local especial a pedido do usuário. Isso pode ser considerado usando o exemplo do bem-sucedido serviço de compartilhamento de carros na Turquia, YoYo. A empresa traçou o rumo de desenvolver uma rede de postos de carregamento eléctrico para poder transferir o serviço para veículos eléctricos. Por padrão, os carros podem ser alugados em vagas especiais de estacionamento. A YoYo conta com serviço de Valet – entrega do carro selecionado em local especial. O cliente deixa o carro em qualquer lugar, exceto locais proibidos. Caso o cliente não queira pagar a mais por este serviço, deverá deixar o carro no local onde o retirou.

O futuro do software empresarial de partilha de carros

A partilha de carros está se desenvolvendo rapidamente. Cada ano traz novas tendências e novos desenvolvimentos são introduzidos. Uma tendência é a transição para veículos elétricos e veículos híbridos. Desta forma, é possível reduzir a quantidade de gases de escape e o seu impacto negativo no ambiente. Algumas empresas de partilha de carros começaram a usar ativamente o pooling – compartilhando uma viagem com outros passageiros. Isso permite reduzir custos e tornar o partilha de carros mais económico. Algumas cidades praticam estacionamento próprio e busca autónoma de clientes.

A introdução de veículos autónomos no sistema de car sharing traz novas oportunidades. Por exemplo, os usuários podem ligar, destrancar e trancar um carro através do aplicativo, o que significa que não terão que esperar pela entrega. Carros autónomos podem funcionar por mais tempo e não exigem pessoal para operá-los. O proprietário de uma empresa de car sharing, utilizando veículos autónomos, pode facilitar a sua coordenação e distribuição pelos diferentes pontos da cidade. Tudo isso ajuda a aumentar a confiança nos usuários. Na tentativa de facilitar a realização de negócios, os proprietários de empresas usarão software de compartilhamento de carros, o que significa que a demanda por software só aumentará.

Conclusão

Com o aumento da densidade urbana e dos problemas de estacionamento, a procura por carsharing aumentará, o que significa que as empresas precisam de utilizar soluções especiais para acomodar um elevado fluxo de clientes. A sustentabilidade corporativa pode ser garantida por software de alta qualidade.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.